Uma família de australianos conheceu, na tarde desta terça-feira (24), um lugar pouco visitado pelos turistas: a comunidade da Vila Safira, na zona leste da Capital. O australiano Richard Cassidy, casado com a gaúcha Thaís Helena Virmond Faria, já havia visitado Porto Alegre antes. Este ano, a viagem foi com o objetivo de assistir ao jogo entre Austrália e Holanda pela Copa do Mundo que ocorreu no Beira Rio no último dia 18.
No entanto, a estadia na Capital oportunizou a Richard ver de perto a realidade da Vila Safira. Ele, a esposa, os filhos de 11 e seis anos, Patricky e Luana, e o sobrinho de oito anos, Rodrigo, que nasceu e mora nos Estados Unidos, visitaram a Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros, localizada na Avenida Delegado Ely Corrêa Prado. A visita foi intermediada pelo Projeto Vó Chica - iniciativa social e voluntária que tem como objetivo contribuir para qualidade de vida de crianças e adolescentes da Vila Safira
Ao perceber que os estrangeiros estavam chegando à escola, os alunos começaram a gritar “Austrália! Austrália!”. Era possível ouvir da rua o coro dos estudantes. Os jovens faziam fila para tirar foto com os visitantes. O professor de inglês Nesar Yasin auxiliou na comunicação entre a família e os alunos.
No pátio da escola, um grupo de crianças apresentou uma roda de capoeira aos australianos. Richard, os filhos e o sobrinho filmaram toda a apresentação e até se arriscaram a jogar com os alunos. “Eu gostei muito de ter visitado a escola hoje. Eu pude ver vários sorrisos no rosto dessas crianças. Foi muito bom ver isso. Tenho certeza que o Brasil vai ter um grande futuro com essas crianças”, falou o australiano.
Para o professor de inglês, a interação entre os alunos e os turistas é o maior legado que a Copa do Mundo pode deixar. “Eu acho que essa gurizada, que vive nas comunidades de periferia, tem que ter esse contato com outras culturas. Eu me senti muito feliz em estar participando desse momento hoje e dar aos alunos a oportunidade de conhecer os australianos que trataram a comunidade gaúcha com muito carinho”, explicou Yasin.
Nesta quarta-feira (25), a Seleção argentina enfrenta a Nigéria no estádio Beira-Rio. Segundo a Polícia Federal, até às 17h desta terça, 30.831 torcedores argentinos chegaram ao Estado pelos sete pontos de fronteira terrestre e pelo aeroporto Salgado Filho.