Os voluntários da Copa no Rio Grande do Sul terão uniforme especial. Além da camiseta, calça, boné, tênis e meias, eles vão receber também gorro, luvas e casaco de inverno, de uma linha especial assinada por um dos patrocinadores do Mundial. Por causa da previsão de frio para o período do Mundial, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo terão este tratamento diferenciado. A apresentação foi em grande estilo, no Fashion Rio, na Marina da Glória, com direito a passarela em um deque sobre a Baía da Guanabara e com vista para o Pão de Açúcar.
Em meio as estrelas do mundo fashion, 15 voluntários foram escolhidos para desfilar ao lado da apresentadora Fernanda Lima, da top piauiense Laís Ribeiro, dos ex-jogadores Cafú e Belletti, e das gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca Feres. A platéia entrou no clima, com muitos aplausos misturados ao som da música oficial da Copa, "We are One", interpretada por Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte.
"O uniforme é muito confortável, ficou legal, totalmente aprovado. Os voluntários representam o espírito da Copa, eles tem que estar bem vestidos. O desfile foi tranquilo, com carpete verde ficou mais fácil, estou acostumado", falou Cafú, que fez a apresentação com uma bola debaixo do braço.
O aposentado Carlos Alberto Lima, 66 anos, fez mais de 60 eventos como voluntário, será o terceiro pela FIFA. Vai trabalhar no setor de credenciamento: "Meu primeiro desfile foi sensacional, deu até frio na barriga. Quem nunca trabalhou como voluntário não sabe como funciona. É uma alegria, não vou ficar em casa sentado vendo tv esperando a morte. Você cresce como pessoa, convive com culturas diferentes. Na Copa das Confederações tinha gente da Alemanha, Angola na minha área, ainda falo com eles todos os dias", destacou.
O trabalho dos voluntários é gratuito, eles ganham apenas alimentação, transporte dentro da cidade e o fardamento. Entre os 150 mil inscritos, 14 mil foram selecionados para a Copa. Em Porto Alegre serão cerca de mil, que vão receber este uniforme na parte final do treinamento.