Uma seleção histórica, mas que é pouco lembrada na história das Copas. Talvez, por azar. Este é o time do Peru que disputou a Copa do Mundo de 1970, no México. O grande líder daquela equipe, o craque Teófilo Cubillas, em entrevista à Rádio Gaúcha, declarou que o time peruano poderia ter avançado, não tivesse enfrentado o Brasil nas quartas de final.
“Eu acho que se tivéssemos jogado com outra seleção, poderíamos ter avançado. Foi o Brasil que nos ganhou e foi o Brasil o vencedor daquela Copa do Mundo”, disse Cubillas, relembrando as qualidades daquela histórica seleção peruana. “Jogávamos de forma muito parecida com a seleção brasileira, pois nosso técnico era Valdir Pereira, o Didi, então o nosso estilo era muito parecido com o do Brasil”, finaliza.
Cubillas atuou também em 78, na Argentina, e em 82, na Espanha, mas, para ele, a Copa de 70 é inigualável: “Eu tive a felicidade de participar de três Copas do Mundo e tenho mais recordações da primeira, no México em 70. Para mim foi a melhor. Foi uma lástima ter que enfrentar o Brasil nas oitavas. Tinha o Pelé e uma constelação de craques. Mas para fim foi a melhor que eu joguei”, disse Cubillas
Teófilo Juan Cubillas Arizaga nasceu em 8 de março de 1949, em Lima, no Peru. É o maior ídolo da história do futebol peruano e participou das Copas do Mundo de 70, 78 e 82. Ele é o oitavo maior artilheiro da história dos mundiais, tendo marcado dez gols no total.
Confira lances do jogador:
Ouça a matéria