O projeto "Caminho do Gol" vai disponibilizar aos moradores de Porto Alegre e aos turistas que vão acompanhar jogos da Copa do Mundo no Beira-Rio, sinal de internet Wi-Fi de graça entre o Centro e o local das partidas. Segundo a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), a ação será efetivada por meio da colocação de rádios, que emitem o sinal de internet com boa velocidade de acesso, e que são captados por celulares, smartphones e computadores. O investimento público é de R$ 500 mil.
O sinal poderá ser recebido a partir do Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público, e seguirá dois caminhos. O primeiro em linha reta, do centro ao estádio, pela Avenida Borges de Medeiros, e o outro passa pela Usina do Gasômetro. O sinal gratuito que vai ser oferecido chega através do processo chamado Procempa Livre. Os rádios que já foram colocados em alguns pontos pela Procempa estão em fase de testes.
"Nós estamos iniciando o projeto e já temos alguns rádios de transmissão instalados. Nós vamos fazer a colocação de todos os rádios colocados no prazo de 35 a 40 dias e pretendemos acabar a montagem disso no momento em que a copa iniciar. O projeto está pronto e avançamos hoje (25) com a compra do equipamento", disse Maurício Cunha, Presidente da Procempa.
A internet também é alvo de uma parceria entre a Procempa e a Telebrás. Para garantir boa velocidade de navegação para quem vai trabalhar no mundial, obras estão sendo feitas para que isso vire realidade. Uma das preocupações das autoridades passa pelo conceito tecnológico e de transmissão. Depois de finalizadas as obras, a Fifa administra a internet no interior do Beira-Rio. Não há confirmação se a Fifa disponibilizará Wi-Fi com este sinal.
"A Procempa fornece a fibra ótica pela Padre Cacique até a frente do Beira-Rio, nós mandamos sinal de internet como uma capacidade boa pro trabalho da Fifa e de jornalismo com possibilidade, pro exemplo, de fazer uploads de imagens com rapidez. (...) A Telebrás passará, em um convênio com a Procempa, fibra ótica pela Edvaldo Pereira Paiva para que haja dentro do Beira-Rio, do outro lado do estádio, o sinal de internet", comentou o Presidente da Procempa.
Empresas de telefonia também estão se mexendo para melhorar o serviço de 3G e 4G no entorno do estádio. Está sendo estudada a instalação de antenas temporárias para que os torcedores consigam utilizar o serviço que hoje é alvo de reclamações.