O COL mandou um comunicado, assinado pelo presidente José Maria Marin, para o Grêmio, Secopa e Comitê Gestor da Copa informando que o estádio será utilizado como COT (Campo Oficial de Treinamento) pelas seleções que jogarão em Porto Alegre. Com o atraso das obras, o CT do Humaitá foi cortado e agora os times poderão escolher entre Arena, Olímpico e SESC para trabalhar.
É importante ressaltar que o gramado principal da Arena segue como uma das três alternativas.
A decisão da retirada do CT do Grêmio começou a ser definida nos últimos 15 dias, já que são necessários ainda R$ 3 milhões em obras de infraestrutura e vestiários para a sua conclusão, sem previsão de data de entrega. Pela boa relação dos dirigentes do Grêmio com o COL, o Olímpico surgiu naturalmente como solução. A única surpresa é pelo fato do processo de demolição do estádio estar em andamento, embora o campo e vestiário, exigências principais, estejam em boas condições, até porque o Grêmio segue treinando lá. A partir de agora, o clube e os organizadores do Mundial terão uma série de reuniões para estabelecer o planejamento do que precisa ser feito para deixar o estádio com um mínimo de condições e com uma aparência melhor.
Até o final da semana irá ocorrer uma vistoria comandada pelo COL para se chegar a conclusão do que é necessário. Pelo Termo de Oferta e Cessão, o custo, em caso de necessidade, é do Grêmio, o que deverá causar polêmica depois do caso das estruturas temporárias do Beira-Rio. A boa notícia, é que nesta Copa, por determinação da FIFA, todas as equipes tem que chegar com pelo menos dois dias de antecedência aos locais dos confrontos. Será proibido desembarcar na véspera. Desta maneira, França, Honduras, Holanda, Austrália, Argélia, Coréia do Sul, Argentina, Nigéria e os classificados para as oitavas de final serão obrigados a fazer um número maior de treinamentos em Porto Alegre, aumentando assim a circulação de torcedores e jornalistas na cidade.
Pegando como exemplo o primeiro jogo, França e Honduras terão que chegar até o dia 13 de junho para a partida do dia 15. No dia seguinte, Holanda e Austrália já estarão na capital gaúcha para se enfrentarem no dia 18. Será assim, com seleções praticamente todos os dias na cidade e clima de Copa permanente até o dia 30 de junho. Com jogos no Beira-Rio e treinos na Arena, Olímpico e SESC.