Com uma lesão na coluna cervical, a ex-ginasta e agora esquiadora Laís Souza será transferida nesta quarta-feira para o Hospital da Universidade de Miami. Ela, que até então vinha sendo tratada no Hospital Universitário de Utah, permanece em estado grave e sem os movimentos das pernas e dos braços.
A decisão de transferir Laís de Salt Lake City para Miami foi tomada pela equipe médica que acompanha a atleta desde o pós-operatório, formada por médicos brasileiros e americanos. Vale lembrar que foi no hospital de Miami que a jogadora de vôlei Jaqueline se recuperou de grave lesão na coluna vertebral, em 2011.
- O Hospital da Universidade de Miami possui vasta experiência no tratamento de lesões na coluna cervical e estamos certos de que esse trabalho ajudará muito para a recuperação da Lais. O quadro dela permanece grave, porém estável, e ainda é cedo para definir um diagnóstico de seu futuro. O importante é que ela continuará recebendo toda a atenção e o que há de mais avançado em termos de tratamento para esse tipo de lesão - disse Dr. Antonio Marttos Jr, médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e que trabalha no hospital de Miami.
O Dr. Antonio Mattos Jr. ainda reafirmou que a recuperação de Laís não será rápida, por se tratar de um quadro grave. A atleta de 25 anos deve permanecer internada em Miami pelo menos pelos próximos dois meses e terá o atendimento de uma equipe especializada na análise deste tipo de lesão.
- Gostaríamos de agradecer a todos os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, e funcionários do Hospital da Universidade de Utah pelo excelente atendimento prestado. Em Miami, ela será acompanhada por equipes altamente especializadas no tratamento a este tipo de lesão. Laís está forte e pronta para esta nova etapa em seu processo de recuperação - concluiu Mattos.
Laís seguirá para Miami em avião equipado com UTI móvel, acompanhada do Dr. Antonio Marttos Jr. e da fisioterapeuta Denise Lessio. A mãe da esquiadora, Odete Souza, e a gerente de Planejamento Esportivo do COB, Adriana Behar, vão para Miami em voo comercial.
Vale lembrar que Laís se acidentou no dia 27 de janeiro, após choque com o tronco de uma árvore enquanto esquiava no resort de Park City, em Salt Lake City. A ex-ginasta passou por duas cirurgias na última quinta-feira, sendo uma traqueostomia (procedimento no pescoço que estabelece um orifício artificial na traquéia, abaixo da laringe, para auxiliar na respiração) e uma gastrostomia (intervenção para a fixação de uma sonda alimentar no estômago) e segue respirando por aparelhos.