O suíço Stanislas Wawrinka está na final do Aberto da Austrália. Na manhã desta quinta-feira (noite em Melbourne), o número oito do ranking mundial derrotou o checo Tomas Berdych (7º) por 3 sets a 1, com parciais de 6-3, 6-7 (1-7), 7-6 (7-3) e 7-6 (7-4).
Em um jogo marcado por uma chuva de aces, Wawrinka foi superior a Berdych nos momentos decisivos e venceu um duelo disputado nas semifinais do Grand Slam. Ao todo, ele obteve 18 pontos de saque, contra 21 do checo.
Os dois tenistas tiveram grande aproveitamento no primeiro serviço, com 82% de vitórias de ambos quando o saque entrou. Outra estatística que comprova o duelo disputado é o número de erros não forçados: foram 49 para cada lado. O jogo teve apenas uma quebra de saque durante os quatro sets. Ela aconteceu no primeiro set, quando Wawrinka venceu por 6-3. Depois, as definições foram todas no tie-break.
Esta será a primeira final de Grand Slam do tenista suíço, que obtém cinco títulos em sua carreira. Este ano, ele já foi campeão do ATP 250 de Chennais, na China.
Ele aguarda pelo vencedor do confronto entre Rafael Nadal e Roger Federer, que se enfrentam nesta sexta-feira, às 6h30 (de Brasília). O Aberto da Austrália pode ver uma final entre dois tenistas da Suíça, caso Federer supere o líder do ranking.