O goleiro argentino Sergio Goycochea entrou para a história como um dos grandes pegadores de pênalti da história das Copas. No Mundial de 1990, ele foi decisivo para a classificação da Argentina para a final, contra a Alemanha, pois defendeu penalidades nas quartas-de-final, contra a Iugoslávia, e na semifinal, contra a Itália. Antes, nas oitavas, ele teve o gostinho de participar da eliminação do Brasil, do técnico Sebastião Lazaroni, em uma vitória por 1 a 0, com gol de Caniggia.
“Esse jogo resume o que é a surpresa do futebol. Em outro esporte, você não consegue fazer um jogo mais ou menos e ganhar. O futebol tem essa surpresa. Você pode ganhar um jogo, sem atuar melhor que o outro time. Acho que isso aconteceu naquele Brasil X Argentina. O Brasil jogou melhor, sobretudo no primeiro tempo. Mas contamos com a individualidade de Maradona e Caniggia”, conta Goycochea.
Na semifinal contra a Itália, a Argentina jogava contra os anfitriões da Copa de 1990. O jogo terminou empatado e, na disputa por pênaltis, Goycochea brilhou, defendendo as cobranças de Serena e Donadoni: “A lembrança de maior emoção é a decisão por pênaltis contra a Itália, pois era a semfiinal e eu peguei dois pênaltis que possibilitaram à nossa equipe chegar à final da Copa do Mundo. Foi um jogo em que pude ter um protagonismo incrível. A Itália era a favorita no jogo e, jogando em casa e em uma disputa por pênaltis, eu acho que a pressão era deles”, relembra.
Goycochea explica como fazia para defender os pênaltis. “Eu estudava muito os batedores. Dependia se era alguém habilidoso, destro, canhoto... isso é muito importante. Naquele jogo contra a Itália, eu esperei até o último momento e o último movimento dos batedores, para só aí tomar a decisão sobre qual canto ir”, explica.
O ex-goleiro argentino Sergio Javier Goycochea nasceu em Lima, província de Buenos Aires, em 17 de outubro de 1963. Ficou conhecido por ser um dos grandes pegadores de pênaltis da história das Copas. Participou, com a seleção da Argentina, do vice-campeonato mundial na Copa do Mundo de 1990, na Itália. Esteve também na Copa de 94. Ele atuou no Internacional em 1995.
Assista vídeos do goleiro:
Goycochea brilhando na decisão por pênaltis nas quartas-de-final da Copa de 90, no jogo Argentina X Iugoslávia
Goycochea brilhando na decisão por pênaltis na semifinal da Copa de 90, no jogo Argentina X Itália
Bela defesa de Goycochea após cobrança de falta de Gheorghe Hagi, da Romênia, em partida da Copa de 90
Ouça o programa