Roger Federer obteve na tarde desta quinta-feira sua primeira vitória no ATP Finals de Londres, e segue com chances de avançar à semifinal. Pela segunda rodada do Grupo B, o suíço (7º colocado do ranking mundial) derrotou o francês Richard Gasquet (9º) por 2 sets a 0, parciais de 6-4 e 6-3, em partida de 1h21min de duração. No último game, Federer chegou a desperdiçar cinco match points.
Federer, que havia perdido de Novak Djokovic em sua estreia, precisa vencer Juan Martín del Potro (5º) no sábado para se garantir na próxima fase. O francês fica em situação delicadíssima e poderá dar adeus ao torneio ainda nesta quinta-feira se Novak Djokovic (2º) vencer Del Potro, em partida que começa às 18h, de Brasília.
A vitória desta quinta-feira foi apenas a terceira de Federer em 12 partidas contra um Top 10 nesta temporada.
O JOGO
Gasquet começou o jogo de forma bem consistente. Na primeira vez que foi ao serviço, não permitiu que Federer ganhasse nenhum ponto e, rapidamente fez 1 a 0. O francês seguiu firme e ganhou os dois primeiros pontos no saque do adversário. Em desvantagem de 0-30, o suíço conseguiu sair do buraco e deixou tudo igual.
Logo na sequência, Federer conseguiu a quebra de saque que o deixou em boas condições para vencer o primeiro set. Confirmando seu saque, o suíço abriu 3 a 1. Porém, quando a partida parecia sob controle, Federer foi quebrado no oitavo game, quando sacava em 4 a 3. Abusando dos erros, deu quatro pontos de graça para Gasquet, sendo um deles em dupla-falta.
Gasquet, entretanto, não soube aproveitar a brecha aberta pelo adversário. Na sequência, foi quebrado pela segunda vez. No último ponto do game, jogou uma bola de direita na placa de publicidade no fundo da quadra. Com 5 a 4 no placar, Federer não vacilou. Sacando bem, fechou a parcial. O começo do segundo set foi muito bom para Federer, que abriu 2 a 0 sem encontrar muita resistência.
A vantagem deu tranquilidade para o suíço apenas administrar o marcador. No nono game, com Gasquet no saque, chegou a desperdiçar cinco match points antes de consolidar mais uma quebra e definir o triunfo.