Mais uma vez não deu para Thomaz Bellucci. Atual número 152 do ranking mundial e apenas o terceiro melhor tenista do país, o paulista perdeu na estreia do Challenger de Buenos Aires e está eliminado. A derrota é a décima seguida de Thomaz Bellucci, que não vence uma partida individual desde a estreia do ATP 250 de Stuttgart, em julho. Bellucci, que era o quarto cabeça-de-chave do torneio argentino, perdeu para o uruguaio Pablo Cuevas (401º), que já foi top 50 no ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-4.
Bellucci pecou em momentos decisivos durante o confronto no saibro. Com o resultado o brasileiro vai cair ainda mais no ranking mundial. Esta semana ele perdeu 33 lugares na lista e na próxima perderá pelo menos 15, já que nesta mesma semana em 2012 ele competia no ATP 500 da Basileia, na Suíça, quando foi eliminado para Roger Federer.
Ele ainda competirá em mais dois Challengers, em Bogotá e Montevidéu, para tentar somar pontos no ranking. O objetivo do tenista é encerrar a temporada após esses torneios dentro da lista dos 104 tenistas que ingressam na chave do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada de 2014.
O torneio de Bogotá oferece 125 pontos no ranking, enquanto o de Montevidéu, 80. Bellucci tem hoje 350 pontos no ranking, enquanto 104º colocado tem 545. Se não alterar o seu calendário, Bellucci não conseguirá pontos suficientes nestes torneios para ingressar na Austrália e precisará disputar o qualificatório para o torneio.