Após vencer o sérvio Novak Djokovic em uma partida com duração de 3h21min, o espanhol Rafael Nadal conquistou o seu 13º título de Grand Slam da carreira, sendo o segundo em 2013 - já havia faturado Roland Garros. Com uma temporada vitoriosa - já são dez títulos - e justamente após retornar de uma lesão que o deixou sete meses afastado, o tenista de 27 anos não esconde a felicidade pelas conquistas.
- Por uma série de coisas, esta temporada é provavelmente a mais emocionante da minha carreira - falou Nadal após levantar o troféu do Aberto dos Estados Unidos, em Nova York. Nadal obtém apenas três derrotas nos 63 jogos que já disputou na atual temporada. Nesta segunda-feira, ele precisou suar para vencer Djokovic em quatro sets (6-2, 3-6, 6-4 e 6-1).
- Ninguém trás o meu jogo ao limite como Novak (Djokovic). Foi muito importante o terceiro set, que começei de forma lenta e ele jogava de forma incrível. Quando Novak joga nesse nível, eu não sei se alguém consegue pará-lo. Segui lutando por cada bola, focado em cada momento e aguardando por uma chance - disse Nadal, que no terceiro set saiu perdendo por 2-0, mas conseguiu reagir.
Apesar do título sobre Djokovic, Nadal ainda não é o líder do ranking da ATP. No entanto, o espanhol não defenderá pontos até o fim desta temporada e tem tudo para retomar a ponta nos próximos torneios. O espanhol é o terceiro maior campeão de Grand Slams da história do tênis, com 13 títulos, atrás apenas de Roger Federer (17) e Pete Sampras (14).