Serena Williams se consagrou na noite deste domingo campeã do Aberto dos Estados Unidos, o último Grand Slam do ano, pela quinta vez em sua carreira. Na final, a líder do ranking mundial superou Victoria Azarenka (2ª) por 2 sets a 1, com parciais de 7-5, 6-7 (6-8) e 6-1, em duelo de 2h44 de duração. Este foi o segundo ano seguido que as tenistas definiram o título em Nova York. E, pela segunda vez, o placar foi o mesmo.
Com o título, Serena se igualou à alemã Steffi Graf como a segunda maior campeã do Aberto dos Estados Unidos na Era Aberta (iniciada em 1968). Elas ficam atrás da americana Chris Evert, que tem seis taças.
A taça ganha neste domingo é a 17ª de Serena em Grand Slams, o que a mantém como a quarta maior vencedora da história. A americana possui ainda cinco títulos do Aberto da Austrália, dois de Roland Garros e cinco de Wimbledon.
A vitória em Flushing Meadows foi a terceira de Serena em quatro finais disputadas com Azarenka na atual temporada. Havia triunfado nas decisões do WTA de Cincinnati (EUA) e Roma (ITA) e sido derrotada no WTA de Doha (QAT).
Azarenka, que seguirá como vice-líder do ranking mundial tem agora 50% de aproveitamento em finais de Majors, tendo ganho as duas decisões do Aberto da Austrália que disputou e perdido as duas do Aberto dos Estados Unidos.