O Wigan fez história neste sábado em Wembley. O gol de Watson no último minuto de jogo deu a vitória por 1 a 0 sobre o Manchester City e garantiu o primeiro título da equipe, que na Premier League luta para escapar do rebaixamento.
A torcida que lotou Wembley não se decepcionou. Se na temporada passada o City foi quem ganhou um título de forma dramática nos minutos finais, agora provou do mesmo veneno.
A bem da verdade que foi um jogo bastante movimentado, com o Wigan não se intimidando diante do Manchester City e criando boas chances para surpreender o adversário.
Cauteloso quanto à possibilidade de ser vítima da zebra, o City tocava a bola com calma quando a tinha. Aproveitando a melhor qualidade de seus jogadores, criou as melhores chances. Não contava, porém, com a tarde inspirada do goleiro Robles, do Wigan.
O espanhol fez grandes defesas, uma delas do argentino Tevez na melhor chance do City no jogo. O atacante concluiu para o gol praticamente na marca do pênalti mas não contava com o reflexo apurado de Robles, que defendeu com o pé.
No segundo tempo, a postura correta do Wigan continuou. Pressionava o Manchester City, se defendia bem e levava perigo em determinados lances.
O habilidoso McManaman dava trabalho aos defensores do time de Roberto Mancini. Isso sem falar na bola cruzada que quase enganou Hart e bateu no travessão, na cobrança de falta de Maloney.
À medida que o tempo passava, a angústia do City pelo gol aumentava. Porém essa busca ficou mais difícil quando Mancini resolveu inexplicavelmente sacar Tevez e colocar em seu lugar Rodwell.
Ficaria ainda mais difícil, pois no fim do segundo tempo Zabaleta foi justamente expulso ao parar um contra-ataque do Wigan com um carrinho por trás em McManaman. O Wigan, embora sendo considerado o time menor, passou a dominar nos minutos finais.
E a pressão acabou sendo recompensada com o gol de cabeça de Watson, que havia entrado no lugar de Jordi Gómez durante o segundo tempo e terá a sua jogada lembrada como uma das mais marcantes das finais da Copa da Inglaterra.
O Wigan chegou pela primeira vez à final da Copa da Inglaterra, enfrentou um clube mais forte e mais rico. Mas como o futebol é um esporte onde tudo é possível, foi aquele que era considerado mais fraco que levou para casa o troféu mais antigo do futebol mundial.