Na sexta-feira, o Grêmio conheceu seu adversário na primeira fase da Copa Libertadores da América. Agora, é a vez do torcedor gremista conhecer melhor a LDU, de Quito, que passa por um período de reformulação e contratou 13 reforços nos últimas dias. Perdeu o centroavante Bieler, argentino que era destaque da equipe.
O clube ainda conta com jogadores experientes como o lateral Reasco, 35 anos, com passagem pelo São Paulo, que disputou o Mundial de 2006, na Alemanha, e o paraguaio Henrique Vera, 33, destaque da seleção do seu país no Mundial da África, em 2010. Para temporada de 2013, a LDU já apresentou 13 jogadores, com destaque para os repatriados Eduardo Morante e Romario Ibarra, que estavam no futebol chileno. O plantel apresenta também o atacante Ariel Nahuelpan, conhecido no Brasil ao defender o Coritiba de 2008 a 2010 e contratado junto ao Racing Santander (ESP) para disputa da última temporada.
A Liga disputa seus jogos no Estádio Rodrigo Paz Delgado, mais conhecido como "Casa Blanca", inaugurado em 1997 e com capacidade para 55 mil torcedores. Neste estádio será realizado o jogo de ida, dia 23/01. O retorno deverá ocorrer dia 30/01, na Arena. Se vencer, o Grêmio entra no Grupo 8, com Fluminense, Caracas (VEN) e Huanchipato (CHI).
A Liga Deportiva Universitaria (LDU), foi fundada oficialmente no dia 12 de janeiro de 1930 oriunda da Universidad Central del Ecuador, equipe criada por estudantes em 1918. Já venceu o campeonato nacional em 10 oportunidades, sendo o último em 2010. Na edição deste ano, terminou na terceira colocação, atrás de Barcelona e Emelec. O clube já participou de 16 edições da Copa Libertadores, conquistando o título pela primeira vez em 2008 ao vencer o Fluminense em pleno Estádio Maracanã. Sob o comando do técnico argentino Edgardo Bauza, conquistou também a Copa Sul-Americana de 2009 e a Recopa em 2009 e 2010, tornando-se um dos maiores e mais respeitados clubes do Continente.