Enquanto Tite segue fazendo testes com o esquema 4-2-3-1, apostando em Paolo Guerrero como centroavante fixo para o Mundial de Clubes, um antigo atacante do Timão inicia uma nova fase em sua carreira. Apresentado pelo São Bernardo como principal nome para o Paulistão, o ex-colorado Fernando Baiano já iniciou os testes físicos e clínicos para encarar o volta ao futebol brasileiro. Parado desde junho, quando regressou ao país após quatro temporadas nos Emirados Árabes, ele sabe que a mudança será bastante brusca.
- Por isso estou voltando um mês e pouquinho na frente, para me readaptar. Nos Emirados, o nível de treinamento é bem menor do que aqui, se treina menos. Mas me condicionando bem, não terei problemas - disse ele, que vinha jogando apenas peladas com os amigos.
Revelado pelo Corinthians, o atacante de 33 anos passou também por Inter, Flamengo, Wolfsburg (ALE), São Caetano, Málaga (ESP), Celta de Vigo (ESP), Al Jazira (EAU) e Al-Wahda (EAU) antes de desembarcar no ABC paulista. No último clube, aliás, conheceu o técnico Tite, quando tiveram rápido contato em 2010.
- Ele ficou um mês e pouco lá e logo teve a oferta de acertar com o Corinthians. Foi pouco contato, mas é um ótimo treinador. Lembro que fez uma reunião no vestiário e comunicou que estava vindo para o Corinthians. Foi muito bom para ele - lembra o jogador.
Questionado sobre o recomeço de Fernando Baiano no time do ABC paulista, Tite o colocou no hall dos grandes atacantes que comandou. E olha que o treinador já foi técnico de atletas como Marcelinho Paraíba, Ronaldinho, Adriano e Ronaldo.
- Quando eu estava lá, meteu muito gol. Nos cinco jogos que fizemos juntos, guardou muitos. Tem um poder de finalização e tempo de bola impressionantes, tanto aérea e quanto no chão. Lá, tinha um volume de treinamento um pouquinho menor em função do clima, mas acho que se condicionando fisicamente pode se dar bem...Foi um dos melhores finalizadores com quem trabalhei. É um camisa nove específico, goleador - elogiou.