Já está definido o time de avaliadores responsável pela escolha dos quatro campeões da Peneirinha Gillette no Rio Grande do Sul. A responsabilidade de selecionar os vencedores entre os 270 finalistas classificados nos testes por todo o Estado está nas mãos de seis profissionais do futebol, todos de Santa Catarina.
_ Decidimos convidar avaliadores de Santa Catarina para deixar a escolha o mais transparente possível. É ideal, porque eles não correm o risco de ter relação com algum dos classificados _ explica Claro Gilberto, diretor de produção da RBS Eventos.
A partir de amanhã, equipes estarão no Colégio Farroupilha, local da finalíssima, preparando o espaço para receber os meninos de 8 a 12 anos que disputam a final. Quase 20 ônibus transportarão os finalistas e seus familiares de suas cidades até a Capital. A programação prevê jogos em que os times formados pelos selecionados em cada cidade se enfrentem, para que os grupos de avaliadores observem os meninos. Três profissionais farão a seleção em cada categoria _ 8 e 9 anos e 10 a 12 anos. Na tarde de domingo, 60 meninos (30 de cada categoria), selecionados pelos avaliadores, farão os últimos dois jogos.
Mas os campeões só serão conhecidos no show de encerramento do projeto, no Anfiteatro Pôr-do-Sol. Os jogadores e seus familiares serão levados ao local, onde Fat Duo, Latino, MC Jean Paul e Armandinho se apresentam em uma festa que deve reunir cerca de 10 mil pessoas. Os quatro vencedores _ dois em cada categoria _ recebem um ano de escolinha de futebol nas suas cidades e mais um laboratório de duas semanas em um clube europeu.
A Peneirinha Gillette tem o patrocínio da P&G por meio das marcas Desodorante Gillette, Ariel, Gillette Mach 3 e Prestobarba 3. Realização do Grupo RBS.
Quem são os avaliadores?
Marcus Adriano Tisse, 34 anos
Ex- jogador do Metropolitano, Blumenau Esporte Clube, Atlético Paranaense, Veranópolis e Brasil de Pelotas. Trabalha com futebol há 17 anos
Dica para os finalistas: pensar no coletivo, porque, assim, suas habilidades individuais ficam mais evidentes.
Alexandre Pandássio, 49 anos
Ex- jogador do Criciúma, tem 22 anos de carreira. Atualmente é treinador
Dica para os finalistas: que o atleta consiga mostrar as habilidades técnicas de futebol individualmente e a qualidade de seus passes.
Rui Barbosa da Silva Neto, 30 anos
Professor de Educação Física. Trabalha com futebol há 10 anos.
Dica para os finalistas: persistência.
Ricardo Souza Silva, 29 anos
Professor de Futebol e Futsal da AABB e Escolinha do Internacional em Florianópolis. Trabalha com futebol há 15 anos.
Dica para os finalistas: determinação e tranquilidade para mostrar suas aptidões no futebol.
José Íon Lemos de Brito Júnior, 43 anos
Ex- Jogador do Grêmio, Flamengo e Figueirense. Atualmente trabalha na Escola de Futebol do Vasco da Gama em Florianópolis.
Dica para os finalistas: persistência e dedicação
Marcelo Figueiró Baldi, 30 anos
Bacharel em Educação Física e Mestrando em Pedagogia do Esporte pela Universidade Federal de Santa Catarina. Preparador Físico da Categoria sub 15 do Avaí Futebol Clube
Dica para os finalistas: persistência