A zebra não passeou pelo ginásio da La Salle, em Canoas. A Associação Pais e Amigos do Vôlei de Canoas, a APAV, precisou de apenas 1h15min para confirmar o favoritismo e conquistar o Campeonato Gaúcho de vôlei. O time do técnico Paulão derrotou na decisão o Novo Hamburgo/Comusa por 3 sets a 0, parciais de 25/13, 25/21 e 25/14. O ponteiro Roberto Minuzzi e o central Rafael foram os destaques do time campeão na final.
A diferença de investimento ficou explícita em quadra, no abismo técnico entre as equipes. E fisicamente os canoenses também levaram vantagem, pois têm um time com média de altura maior que a do adversário.
Derrotado apenas pelo Canoas na competição, três vezes, o Novo Hamburgo cometeu muito erros no primeiro set e o Canoas abriu vantagem inicial mais por erros não forçados do que pelos próprios ataques. O time da casa mostrou uma defesa sólida, que não deixava a bola do adversário cair na quadra e fechou o set com a maior diferença de pontos: 12, 25 a 13. O segundo set foi o mais equilibrado, com três pontos de diferença entre as equipes por quase todo período. A 25 pontos de confirmar o título, o Canoas entrou com tudo no terceiro set e abriu 6 a 0.
Depois de levantar a taça e receber as medalhas, os jogadores do Canoas já começaram a pensar na estreia na Superliga de Vôlei, no dia 24 de novembro, contra o Super Imperatriz, de Florianópolis. Já o Novo Hamburgo, disputará a Liga Nacional por uma vaga na Superliga B.
_ É um título muito importante e fico muito feliz de participar desse projeto que tenta resgatar o voleibol no Estado. Espero que no próximo ano possamos ter um campeonato estadual com mais times (quatro equipes disputaram a edição 2012) _ disse o campeão olímpico Gustavo Endres, após a partida.