Não foi da maneira como o técnico Bernardinho queria. Ao conquistar a medalha de prata, e não o ouro, na final do vôlei masculino, nos Jogos Olímpicos de Londres, o técnico da seleção brasileira se tornou o maior medalhista do Brasil em Olimpíadas. Agora, o treinador soma seis medalhas, uma a mais do que os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael. Vale lembrar que os técnicos não recebem oficialmente uma medalha nas competições olímpicas.
Como jogador, Bernardinho foi prata em Los Angeles/1984. Como técnico, ele obteve dois bronzes com a seleção feminina: em Atlanta/1996 e Sydney/2000. Com a equipe masculina, venceu em Atenas/2004 e ficou com as pratas em Pequim/2008 e Londres. Scheidt, por sua vez, soma dois ouros, duas pratas e um bronze, enquanto Torben tem dois ouros, uma prata e dois bronzes.
Na quadra, os campeões em Atenas Dante, Giba, Ricardinho, Rodrigão e Serginho desperdiçaram a oportunidade de se tornarem bicampeões olímpicos. Mas, com exceção de Ricardinho, entraram para a seleta lista de brasileiros com três medalhas olímpicas. Eles se juntam ao velejador Marcelo Ferreira (2 ouros e 1 bronze), à jogadora de vôlei Fofão (1 ouro e 2 bronzes), aos jogadores de vôlei de praia Ricardo (1 ouro, 1 prata e 1 bronze) e Emanuel (1 ouro, 1 prata e 1 bronze), ao cavaleiro Rodrigo Pessoa (1 ouro e 2 bronzes) e ao nadador Cesar Cielo (1 ouro e 2 bronzes).
Os bicampeões olímpicos são o triplista Adhemar Ferreira da Silva, já falecido, os velejadores Torben Grael, Marcelo Ferreira e Robert Scheidt e os jogadores de vôlei Giovane e Maurício. No feminino, com a conquista em Londres, Jaqueline, Paula Pequeno, Sheilla, Fabiana, Thaísa e Fabi entraram para esta lista. O técnico José Roberto Guimarães, da seleção feminina, deixou esse grupo e se tornou o primeiro tricampeão olímpico brasileiro.
Recordista
Prata amarga faz de Bernardinho maior medalhista do Brasil em Jogos Olímpicos
Treinador da seleção brasileira masculina de vôlei superou no total de conquistas os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael
GZH faz parte do The Trust Project