Ninguém poderia imaginar, mas em meio a tantas tradições inglesas coube a uma brasileira a tarefa de anunciar a presença da rainha Elizabeth II no Estádio Olímpico, durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos de Londres. Aos 29 anos, Layla Anna-Lee foi a locutora oficial do evento, assistido por quatro bilhões de pessoas em todo o mundo.
Layla é filha de mãe brasileira e pai inglês. Nasceu em West Hampstead, bairro a noroeste de Londres mas sempre vai ao Brasil em intervalos de, no máximo, um ano para rever os parentes.
- Minha mãe veio para cá estudar inglês, conheceu meu pai e ficou. Mas me considero mais brasileira do que inglesa. Minha mãe nasceu em Itabira, mas minha família é toda de Belo Horizonte e tenho amigos no Rio de Janeiro e em São Paulo - contou Layla.
O convite para ser a locutora da Cerimônia de Abertura dos Jogos de Londres e anunciar não só a rainha mas a entrada das delegações, ora na língua inglesa ora na língua francesa, aconteceu dois dias após Layla retornar de Minas Gerais, onde passou as festas natalinas. Mas a confirmação de que a vaga era sua só ocorreu há um mês.
- Era uma agonia grande, porque eles não confirmavam meu nome. Fui entrevistada por cinco pessoas. Todas muito sérias e queriam saber tudo de mim. Coisas como se eu gostava de esportes - destacou Layla.
O casamento de Layla com o mundo esportivo começou quando um ex-namorado ciclista a apresentou à modalidade. Formada em teatro e com cursos em jornalismo, ela passou a conhecer profundamente um esporte apreciado pelos ingleses e acabou por terminar como apresentadora de TV.
- Na Inglaterra, você vê muita menina bonita apresentando programas de TV mas elas nada sabem. Me destaquei porque entendo de esporte e do que estou falando - frisou Layla.
E foi o reconhecimento do mundo esportivo que levou o diretor da Cerimônia de Abertura de Londres, Danny Boyle, a se interessar por Layla. Ela foi locutora em alguns eventos-testes dos Jogos e já estava escalada para apresentar as competições olímpicas de ciclismo e vôlei de praia.
Mas ao ser confirmada como a locutora do evento, precisou escolher entre ter a tarefa de chamar as delegações durante o desfile de apresentação ou apresentar o ciclismo. Layla contou que foi difícil se decidir mas não teve dúvidas ao fazer a sua opção.
Vale medalha?
Conheça a brasileira que é a locutora dos Jogos Olímpicos de Londres
Layla Anna-Lee é apresentadora de TV e participou da cerimônia de abertura da Olimpíada
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: