A pernambucana Yane Marques fez história no pentatlo moderno, ao conquistar, neste domingo, a medalha de bronze, a primeira do Brasil na história da modalidade. A brasileira se manteve entre os primeiros colocados durante todos os esportes disputados.
As provas começaram bem cedo, por volta das 4h (horário de Brasília). Na esgrima, primeiro disputado, Yane ficou em sexto no geral, mantendo a posição nos 200m livre da natação. Ao término dos dois esportes, a brasileira era a segunda colocada no geral.
O terceiro esporte foi o hipismo, uma prova de saltos que é disputada da seguinte forma: os cavalos são fornecidos pelo Comitê Organizador e sorteados para as participantes, que podem realizar um aquecimento de 20 minutos para conhecer o percurso e o animal.
Na prova, Yane terminou em nono no geral e assumiu a liderança ao lado da lituana Laura Asadauskaite, com 3.268 pontos.
No evento combinado, que reúne corrida e tiro esportivo, ela travou um duelo muito equilibrado com Asadauskaite. A brasileira começou liderando, mas a lituana mostrou superioridade na corrida, o que fez Yane brigar pela prata com a britânica Samantha Murray, que também mostrou um ritmo muito forte.
No fim da prova, a norte-americana Margaux Isaksen forçou o ritmo e ameaçou a conquista de Yane, que foi até o seu limite fisíco para garantir a medalha de bronze. Ao fim da prova, a brasileira demonstrou muito cansaço, se jogou no solo, mas comemorou bastante a conquista inédita.
Olimpíada
Confira como foi o desempenho de Yane Marques e como funciona o pentatlo
Brasileira conquistou inédita medalha de bronze neste domingo, nos Jogos de Londres
GZH faz parte do The Trust Project