A Itália jogou para o gasto e garantiu a vaga nas quartas de final da Eurocopa em Poznan, na Polônia. A Azurra, mesmo sem mostrar bom futebol, teve Cassano e Balotelli como os heróis da vitória de 2 a 0 sobre a Irlanda, que foi embora para casa sem fazer um ponto sequer pelo Grupo C, e com apenas um gol marcado.
Com a vitória da Espanha por 1 a 0 sobre a Croácia no outro jogo, a Itália ficou na segunda posição. Com isso, vai enfrentar o líder do Grupo D, que por enquanto é a França, mas que ainda pega a Suécia nesta terça-feira.
O jogo
A Itália pouco conseguia pressionar a Irlanda, mesmo precisando do resultado. Sempre que ameaçava, a tentativa não assustava os defensores adversários. E ainda com um Pirlo apagado, os italianos não conseguiram criar boas oportundiades.
A Irlanda atacava ainda menos. Quando ia para a zona ofensiva, chegava com poucos jogadores. Na maior parte das vezes, Robbie Keane ficava solitário lá na frente, e Duff, McGeady e Doyle não acompanhavam. Nas poucas oportunidades, o quarteto não era efetivo.
Logo depois dos 30 minutos, Pirlo entrou no jogo. Começou a correr mais, aparecer para as jogadas, e distribuir o jogo. Em um dos momentos de pressão italiana, veio o gol.
Em um escanteio para a Itália, Cassano desciou de costas para abrir o marcador. A bola ainda bateu no travessão e foi para dentro do gol, mas um zagueiro ainda tentou afastar. A Irlanda alegou que a bola não tinha entrado, mas o árbitro validou o lance.
Segundo tempo
A etapa final começou com total domínio da Itália, que passou a impressão de que tinha voltado determinada a fazer o segundo gol e garantir a vitória de uma vez. As jogadas surgiram principalmente pela esquerda, com Balzaretti, que foi um dos melhores em campo.
Apesar do maior impeto ofensivo das duas seleções, o placar só foi alterado no fim do jogo. Mesmo com a vantagem no placar, a Itália não relaxou na partida. O goleito Buffon, um dos símbolos da seleção, acabou recebendo um cartão amarelo por reclamação. Com a classificaçaõ em jogo, o arqueiro ainda fez uma grande defesa em uma cobrança de falta de St. Ledger.
A tensão só foi aliviada no fim do jogo. Balotelli completou em um belo voleio o cruzamento da direita e garantiu a vitória e a classificação da Itália para a próxima fase da Eurocopa.