Com um jogo de paciência e controlando o adversário durante boa parte dos 90 minutos, a Espanha derrotou a França por 2 a 0, em Donetsk, e garantiu vaga na semifinal da Eurocopa 2012. O adversário da Fúria será Portugal, que eliminou a República Tcheca na última quinta-feira.
A seleção espanhola também coloca um ponto final de nunca ter vencido os gauleses em competições oficiais. A França montou um caminhão na defesa. Duas linhas de quatro jogadores atrás do meio de campo. A retranca surtiu efeito apenas durante os 19 primeiros minutos.
Na primeira vez que explorou o lado esquerdo, a Espanha encontrou o caminho do gol: Jordi Alba insistiu, ganhou da marcação e centrou para a área. Xabi Alonso apareceu como elemento surpresa e pegou Lloris no contrapé. O volante do Real Madrid completou a partida de número 100 pela seleção, portanto, nada melhor do que a circunstância.
Quase sem sofrer perigo, a Fúria, novamente sem um 9 de referência na área, foi administrando o resultando. Sempre que pôde prendeu a bola na frente para não dar chance ao azar. O adversário limitou-se apenas a uma cobrança de falta de Cabaye defendida por Casillas.
Faltou, durante muito tempo aos gauleses, a movimentação de Nasri, sacado para favorecer o esquema defensivo do técnico Laurent Blanc.
Os Bleus criaram um pouco mais de coragem durante a segunda etapa. Não havia escolha. Ou arriscavam algo novo ou continuariam triturados pelo jogo envolvente da Espanha. Num minuto apenas, a Espanha chegou a trocar mais de 50 passes.
Nasri, finalmente entrou na segunda etapa, mas a Fúria estava preparada contra o armador e contra os riscos que poderia oferecer o time gaulês. Sem atacar, a Espanha garantiu a vaga na semifinal da competição, mas antes completou a festa. Xabi Alonso cobrou pênalti, tirou de Lloris e fechou a conta: 2 a 0.