Inter e Grêmio conhecerão seus adversários nas oitavas de final da Libertadores e da Copa Sul-Americana nesta terça-feira (1º), em sorteio realizado pela Conmebol a partir das 13h (de Brasília), no Paraguai. Os 16 times classificados em cada competição serão representados nas tradicionais bolinhas e divididos em dois potes. Tanto colorados quanto tricolores ficam entre os líderes de grupos, no pote um, e decidirão o jogo de volta desta fase eliminatória em casa.
O oponente do Inter será um dos segundos colocados dos grupos da Libertadores. Já o do Grêmio está entre os terceiros colocados da principal competição, que caíram para a Sul-Americana. Não há restrições de duelos entre equipes do mesmo país ou que tenham se enfrentado nos grupos.
Este é o último sorteio das duas competições. Assim, os chaveamentos seguirão até as grandes finais no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai — a da Sul-Americana em 6 de novembro, e a da Libertadores no dia 21 do mesmo mês. O mando de campo no segundo jogo de cada etapa até lá será do time que fez a melhor campanha na fase de grupos entre os dois concorrentes.
Deste modo, por ter a menor pontuação entre os oito primeiros da Libertadores, o Inter só decidirá a classificação no Beira-Rio quando jogar contra algum segundo colocado — as equipes que estão no pote dois do sorteio desta terça. O Grêmio encerrou a primeira fase da Sul-Americana com a melhor campanha e decidirá sempre na Arena.
A ordem do sorteio
Os encarregados pelo sorteio começam a montar cada duelo pela bola do pote dois. Logo que um time que foi segundo ou terceiro colocado na fase de grupos da Libertadores é colocado no chaveamento, outro do pote um é retirado na sequência. O roteiro será o mesmo para os oito duelos das duas competições.
O Inter será representado pelo número 8 na bola do sorteio (de acordo com a posição na classificação geral dos primeiros colocados na Libertadores). Os times do pote dois recebem números do 9 ao 16 na seguinte ordem de possíveis adversários colorados nas oitavas:
9 - São Paulo
10 - Boca Juniors
11 - Vélez Sarsfield
12 - Cerro Porteño
13 - Defensa y Justicia
14 - River Plate
15 - Universidad Católica
16 - Olimpia
O Grêmio será a bola de número 1 e terá como possíveis adversários nas oitavas da Sul-Americana esses terceiros colocados dos grupos da Libertadores:
9 - Deportivo Táchira
10 - LDU
11 - Nacional-URU
12 - Júnior de Barranquilla
13 - Santos
14 - Independiente del Valle
15 - América de Cali
16 - Sporting Cristal
O chaveamento até a final
Cada confronto de oitavas formado entre time do pote um e time do pote dois recebe uma letra de A até H em ordem alfabética. O chaveamento que se segue a partir das quartas de final dos dois torneios é pré-definido. De um lado o vencedor do confronto A enfrenta o vencedor do confronto H, e o vencedor do D joga contra o do E. Do outro lado do chaveamento, a mesma coisa se repete primeiro entre B e G, e logo entre C e F.
A x H | D x E
—————
B x G | C x F