A Conmebol divulgou nesta terça-feira (2) a divisão dos potes do sorteio da fase preliminar da Libertadores, que irá ocorrer na próxima sexta-feira (5), partir das 12h (de Brasília), em Luque, no Paraguai. Como ainda não há a definição sobre quem serão os representantes do Brasil, os clubes do país ficaram no pote 2, podendo enfrentar equipes mais fortes, como os campeões continentais San Lorenzo e Atlético Nacional, além do Independiente Del Valle, que conquistou a Sul-Americana em 2019.
Normalmente, a Conmebol define a ordem dos potes levando em conta seu ranking, o que impede que equipes melhores colocadas se enfrentem na segunda fase preliminar da Libertadores, onde entram os brasileiros. Em 2021, no entanto, pelas mudanças causadas pela pandemia no calendário, o sorteio vai ocorrer antes do término do Brasileirão. Por não haver definição dos clubes, os brasileiros ficaram para trás no ranqueamento. Para evitar que esse problema se repita, o sorteio da fase de grupos foi adiado para abril.
Além do Brasil, Chile e Uruguai também não definiram todos os seus participantes na Libertadores e têm seus clubes no pote 2 do sorteio. No pote 1 estão confirmados San Lorenzo (Argentina), Bolívar (Bolívia), Junior Barranquilla e Atlético Nacional (Colômbia), Independiente del Valle (Equador), Libertad (Paraguai), Ayacucho (Peru) e Deportivo Lara (Venezuela).
Atualmente na sétima posição no Campeonato Brasileiro, o Grêmio estaria indo para a fase preliminar da Libertadores. Se vencer a Copa do Brasil, o Tricolor entrará direto na etapa de grupos, independentemente de sua colocação no Brasileirão. Líder do Brasileiro, o Inter está virtualmente classificado para a fase de grupos. O Colorado precisa de mais quatro pontos para garantir matematicamente a vaga na fase de grupos sem depender de outros resultados.