O G-6, neste momento, é G-7. Neste sábado (30), o Palmeiras garantiu o título da Libertadores sobre o Santos, no Maracanã, e também participação direta na próxima edição da competição continental. Como o time paulista está na zona de classificação para a Libertadores no Brasileirão — é o quinto colocado, com 52 pontos —, abre-se uma vaga a mais para a competição continental via Série A.
Neste momento, quatro times estariam garantindo lugar direto na fase de grupos da Libertadores: Inter (1°), Flamengo (2°), São Paulo (3°) e Atlético-MG (4°). Grêmio (6°) e Fluminense (7°), neste momento, estão na pré-Libertadores.
Os brasileiros da pré-Libertadores entram diretamente na segunda fase, com dois mata-matas antes da fase de grupos. O problema é que os primeiros confrontos estão marcados para 3 de março, apenas uma semana depois do término do Brasileirão.
Atrasado na Série A, o Grêmio também pode garantir vaga direta na fase de grupos da Libertadores via Copa do Brasil — desde que vença a final contra o Palmeiras. Caso o clube paulista também conquiste a taça na competição brasileira, ele fica com a vaga como atual campeão da Libertadores. Desta forma, a vaga direta da Copa do Brasil não vai para o Grêmio, como vice-campeão, e sim para o Brasileirão.