A dupla Gre-Nal trabalhou em conjunto nesta terça-feira (29). Com a vitória tricolor sobre a Universidad Católica, aliada ao empate entre América de Cali e Inter, o Grêmio já se garantiu nas oitavas de final da Libertadores. Mas a liderança do Grupo E ainda pode ser retomada pelo Colorado, dependendo da última rodada, no dia 22 de outubro. Ou seja, a briga está em aberto.
Diante dos colombianos, em casa, o Tricolor depende das próprias forças, podendo chegar a 13 pontos. Atualmente, a equipe tem o pior aproveitamento entre os primeiros colocados (66,7%). É exatamente o mesmo do Athletico-PR, mas um número de gols marcados menor (6 contra 5), o que deixaria a equipe em oitavo lugar na classificação geral.
Nos últimos anos, a classificação já não é mais determinante para alinhar os confrontos, o que é feito por sorteio, mas ainda é importante para definir a ordem dos mandos de campo até a semifinal — a decisão ocorre em jogo único, em campo neutro, e está marcada para o Maracanã.
Já a missão dos comandados de Eduardo Coudet é mais complicada. Podem chegar aos 11 pontos em caso de vitória no Chile, retomar o primeiro lugar da chave em caso de tropeço gremista, mas terminar com a pior campanha entre os líderes. Confira as projeções:
Grupo A
Independiente del Valle e Flamengo dividem a liderança da chave, com nove pontos. Os dois se enfrentam nesta quarta, no Maracanã. Para que o Tricolor fique à frente dos dois, seria melhor que ambos empatassem seus próximos compromissos. Na última rodada, os flamenguistas recebem o Junior de Barranquilla, enquanto os equatorianos duelam com o Barcelona de Guayaquil. Caso um dos dois vença os jogos que restam, poderia chegar a 15 pontos. O Grêmio poderá chegar, no máximo, a 13.
Grupo B
O Palmeiras tem os mesmos 10 pontos do Tricolor, mas recebe o Bolívar nesta quarta. Depois, fecha sua participação nesta etapa do torneio diante do Tigre-ARG, também em São Paulo. Ou seja, tem condições de chegar aos 16 pontos.
Grupo C
O Athletico-PR já está classificado, mas não tem o primeiro lugar garantido. A equipe ainda pode ser ultrapassada pelo Jorge Wilstermann, que tem sete pontos, mas encara o Colo-Colo no Chile no final de outubro. Já os paranaenses terão o Peñarol pela frente, no Uruguai. Todos os componentes do grupo têm chances de classificação. Pela projeção, o Grêmio tem chances de terminar à frente do líder deste grupo.
Grupo D
A LDU lidera com 12 pontos, mas pode acabar sendo ultrapassada pelo River Plate, que, nesta quarta-feira, recebe o São Paulo em Buenos Aires. Caso vença, o clube argentino chegaria a 10 pontos e, na última rodada, poderia assumir o primeiro lugar diante do próprio time equatoriano, em confronto direto no Monumental de Núñez. Se isso acontecer, o Tricolor pode ficar atrás dos comandados de Marcelo Gallardo pelo saldo de gols (atualmente, 11 contra três).
Grupo F
Com 12 pontos, o Nacional-URU é o único clube com 100% de aproveitamento. Nesta quarta, recebe o Racing, em Montevidéu, para depois encerrar a fase diante do Alianza Lima, também em casa. Ou seja, deve terminar com uma das melhores campanhas.
Grupo G
Com os mesmos 10 pontos do Grêmio, o Santos pode chegar a 16 pontos. No entanto, nesta quinta-feira, visita o Olimpia, que ainda tem chances de classificação. Caso vençam seus dois próximos jogos, os paraguaios chegariam a 11 pontos. O outro componente da chave é o Defensa y Justicia, que enfrenta o lanterna Delfín, no Equador, e o Olimpia, no Paraguai. Portanto, este é um grupo em que o líder pode ficar abaixo do Tricolor na classificação geral.
Grupo H
Já classificado, o Boca Juniors depende apenas de si para terminar como líder da chave. Em outubro, poderia chegar aos 14 pontos se bater o Caracas na Bombonera. O único que tem chance de ultrapassá-lo é o próprio time venezuelano, que recebe nesta quarta o lanterna Independiente de Medellín, que ainda não pontuou.
Confira a atual classificação dos líderes por aproveitamento:
1º) Nacional-URU: 12 pontos (100% de aproveitamento)*
2º) Palmeiras: 10 pontos (83,3%, saldo 5)*
3º) Santos: 10 pontos (83,3%, saldo 3)*
4º) LDU: 12 pontos (80%)
5º) Independiente del Valle: 9 pontos (75%)*
6º) Boca Juniors: 11 pontos (73,3%)
7º) Athletico-PR: 10 pontos — (66,7%, saldo 3, 6 gols marcados)
8º) Grêmio: 10 pontos — (66,7%, saldo 3, 5 gols marcados)
Confira o aproveitamento dos segundos colocados:
9) Racing: 9 pontos (75%, saldo 3)*
10) Flamengo: 9 pontos (75%, saldo 0)*
11) River Plate: 7 pontos (58,3%, saldo 11)*
12) Guaraní-PAR: 7 pontos (58,3%, saldo 3)*
13) Caracas: 7 pontos (58,3%, saldo 1)*
14) Inter: 8 pontos (53,3%)
15) Defensa y Justicia: 6 pontos (50%)*
16) Jorge Wilstermann: 7 pontos (46,7%)
*clube tem mais dois jogos por fazer