O Gre-Nal desta quinta-feira (12), na Arena do Grêmio, ocorre em meio à chegada do coronavírus ao Rio Grande do Sul. Em razão da pandemia, médicos infectologistas recomendam uma série de cuidados para quem irá ao estádio. As dicas vão desde limpeza das mãos até cautela na hora de comemorar os possíveis gols.
São esperadas 51 mil pessoas na Arena para o clássico, que começa às 21h. Até o momento, a administração do estádio não detalhou se haverá ações de prevenção.
Abaixo, veja as orientações de Rodrigo Pires, coordenador da Comissão de Controle de Infecção do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e André Luiz Machado, infectologista do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
- Quem apresentar os sintomas do coronavírus, como febre, tosse, coriza e dor de garganta, não deve ir ao jogo. A medida é recomendável para evitar a contaminação de outros torcedores.
- Quem não apresentar os sintomas e for à Arena deve higienizar as mãos com frequência, especialmente depois de tocar em superfícies como corrimãos de escadas e ônibus. O uso de álcool gel é indicado.
- Segundo especialistas, pessoas de 60 anos ou mais integram o grupo mais suscetível ao contágio. Por isso, é aconselhável que torcedores dessa faixa etária não compareçam ao clássico.
- Evitar o contato das mãos com boca, olhos e nariz também é recomendável.
- Se a bola balançar as redes, cuidado! Na hora da comemoração de possíveis gols, o ideal é evitar abraços, beijos e apertos de mãos.
- Para quem não apresenta sintomas do coronavírus, o uso de máscaras não é indicado, já que não garante prevenção total. O acessório deve ser utilizado por pessoas que já reúnem sintomas, a fim de evitar que a doença seja transmitida. E, repetindo, quem tem febre, tosse, coriza ou dor de garganta não deve ir ao estádio.
- Nos banheiros, o ideal é evitar o contato direto do corpo com superfícies de vasos sanitários e mictórios.