O River Plate decidiu abandonar a estratégia do mistério para a final da Copa Libertadores. Na entrevista coletiva oficial desta sexta (22), véspera da decisão contra o Flamengo, o técnico Marcelo Gallardo confirmou a escalação e avisou que vai atuar com apenas dois zagueiros, descartando a possibilidade de formar uma linha de cinco defensores, algo que vinha sendo especulado pela imprensa argentina. Logo, o time porteño atuará de forma ofensiva na decisão.
Segundo Gallardo, o River Plate vai jogar com o seguinte time, no esquema 4-1-3-2: Armani; Montiel, Martinez Quarta, Pinola e Casco; Enzo Perez; Nacho Fernandez, Palacios e De la Cruz; Borré e Matias Suárez.
Em determinado momento da entrevista coletiva, um repórter de língua espanhola perguntou ao argentino sobre um suposto clima de "já ganhou" no lado do Flamengo. O técnico não embarcou e fez questão de ressaltar que percebeu apenas declarações de respeito por parte dos atletas e da comissão técnica flamenguista.
— Não vivo no Brasil, não sei o que se passa, creio que a torcida está muito empolgada. Mas creio que há muito respeito por parte do time. O sentimento do torcedor é algo que não podemos controlar. O Flamengo é um rival diferente, que tem o seu poder, e os seus torcedores estão entusiasmados — disse Gallardo, em entrevista concedida no Estádio Monumental, palco da final de sábado (23).
O treinador ressaltou a importância do aspecto emocional. Para ele, a equipe que lidar melhor com o psicológico tem mais chances de conquistar o título.
— O emocional vai jogar, vai estar muito presente nesse momento. Em uma final, quem jogar melhor com ele tem mais chances de ganhar. Nós temos as mesmas possibilidades que o Flamengo. Se o rival é melhor que nós, tem que mostrar dentro do campo. As finais são todas complicadas. Todos sabem o que vai significar para a história do nosso clube essa final — completou.
Por fim, Gallardo elogiou o técnico adversário Jorge Jesus.
— É um treinador muito reconhecido, que tem grande experiência e, neste pouco tempo que chegou ao Flamengo, tem uma ideia muito boa de jogo. O Flamengo parece que encontrou nesses últimos meses o que não encontrava antes — finalizou.
Após a coletiva de Gallardo, o River Plate realizou um rápido trabalho de reconhecimento do estádio Monumental. A final contra o Flamengo, no sábado (23), está marcada para às 17h (horário de Brasilia).