Até 2016, a Conmebol tinha como critério para definir o chaveamento das oitavas de final da Libertadores o desempenho das equipes na fase de grupos. Assim, o time de melhor pontuação entre todos os classificados enfrentava o que menos havia pontuado. Por sua vez, o dono da segunda melhor campanha encarava o penúltimo entre os segundos colocados, e assim sucessivamente. Mas esta realidade mudou.
Na próxima segunda-feira (13), a Conmebol realizará um sorteio para definir o chaveamento dos mata-matas. A cerimônia repetirá os moldes das duas últimas edições, quando os líderes das chaves ficaram no pote 1 e os segundos colocados ocuparam o pote 2 — tal qual ocorre na Liga dos Campeões.
Mas, como forma de curiosidade, GaúchaZH resolveu conferir quais seriam os duelos se fosse respeitado o antigo critério.
Inter x Athletico-PR
Líder do Grupo A com 14 pontos, o Inter foi o dono da terceira melhor campanha entre os 16 classificados (atrás apenas de Palmeiras e Cruzeiro, que alcançaram os 15). Assim, caberia aos comandados de Odair Hellmann enfrentar o antepenúltimo entre os segundos colocados: o Athletico-PR. Depois de perder para o Boca Juniors na Argentina, pela última rodada, o atual campeão da Copa Sul-Americana terminou como vice-líder do Grupo G.
A última vez que as duas equipes se enfrentaram foi pelo Brasileirão do ano passado. Na Arena da Baixada, pela 13ª rodada, o resultado foi um empate em 2 a 2, com gols de William Pottker e Wellington Silva. No Beira-Rio, pela 32ª rodada, D'Alessandro de pênalti decretou a virada colorada nos acréscimos por 2 a 1.
Libertad x Grêmio
A maior curiosidade ficaria por conta do Grêmio, que teria de encarar novamente o Libertad. O Tricolor repetiria os duelos válidos pelo Grupo H. No primeiro confronto, os paraguaios venceram por 1 a 0 na Arena, com gol de Bareiro. O troco gremista veio em Assunção, quando Everton anotou os dois da vitória por 2 a 0. Fosse assim, os comandados de Renato Portaluppi estariam nas quartas de final.
Poderia dar Gre-Nal?
Outra situação curiosa é que, pela pontuação da fase de grupos, os rivais gaúchos ficariam em lados opostos dos cruzamentos. Por isso, um clássico Gre-Nal só seria possível na final do torneio.
Confira como seriam os confrontos das oitavas pelo antigo regulamento:
Palmeiras x Emelec
Olimpia x Nacional-URU
Cruzeiro x Godoy Cruz
Flamengo x River Plate
Inter x Athletico-PR
Boca Juniors x LDU
Cerro Porteño x San Lorenzo
Libertad x Grêmio