Enquanto o Grêmio se prepara para enfrentar o Rosario Central, na quarta-feira (6), no Gigante de Arroyito, na Argentina, Libertad e Universidad Católica abrem nesta terça (5) as disputas no Grupo H da Libertadores. O jogo está marcado para as 21h30min, em Assunção, no Paraguai, no Estádio Defensores Del Chaco. O canal SporTV2 anuncia transmissão ao vivo.
Depois de eliminar The Strongest, da Bolívia, e Atlético Nacional, da Colômbia, nas fases preliminares, o Libertad ingressa no Grupo H com uma equipe experiente. Treinado pelo colombiano Leonel Álvarez, o time tem os seus principais destaques no setor ofensivo.
Eles são o centroavante Óscar Cardozo, 35 anos, que atuou por sete temporadas no Benfica, de Portugal, e o atacante Adrián Martínez, 26, que já balançou as redes quatro vezes nesta Libertadores. Martínez — que no início da sua carreira dividia-se entre fazer gols pela Terceira Divisão da Argentina e catar lixo nas ruas de Campana — é o artilheiro da competição ao lado de Ricardo Oliveira, do Atlético-MG.
Já a Universidad Católica, campeã chilena em 2018, é comandada pelo argentino Gustavo Quinteros, que já treinou as seleções boliviana e equatoriana. Nesta edição do campeonato nacional, o time está em terceiro, com duas vitórias em três jogos.
O grande destaque da equipe é o camisa 10, o meia argentino Diego Buonanotte, 30 anos. O capitão e líder do grupo é o experiente Fuenzalida, 34 anos, campeão da Copa América de 2015 e 2016 pela seleção chilena.