As aguardadas estreias da dupla Gre-Nal na Copa Libertadores trouxeram sabores diferentes para os torcedores gaúchos. Os colorados vibraram com a vitória conquistada, com gol de falta de Rafael Sobis, no retorno da equipe à competição após quatro anos de ausência. Já os gremistas ficaram com um gosto de frustração com o empate diante do Rosario Central, na Argentina.
Os dois times mantiveram seus modelos de jogo. Os comandados de Odair Hellmann apostaram em dar a bola para o adversário, enquanto a equipe de Renato Portaluppi teve domínio sobre o rival. Apesar de fórmulas distintas, Inter e Grêmio tiveram desempenhos de superioridade em relação aos rivais.
Em Santiago, o destaque colorado foi o goleiro Marcelo Lomba, que fez seis defesas. Nos jogadores de linha, o zagueiro Rodrigo Moledo teve 100% de aproveitamento nos 20 passes que realizou. Quem mais concluiu foi o atacante William Pottker, que acertou o gol de Ignacio González em três das seis tentativas. Quem mais tentou passar foi o lateral-esquerdo Iago, que acertou 35 em 40 passes buscados. Já quem mais errou foi o volante Rodrigo Dourado, que desperdiçou oito dos 31 que fez.
Autor do gol da vitória do Inter, o atacante Rafael Sobis teve 100% em suas conclusões a gol e 70% de acerto em seus 10 passes realizados. Já D'Alessandro, que entrou apenas aos 39 minutos do segundo tempo, teve uma conclusão para fora e acerto em cinco de sete passes buscados.
No caldeirão de Rosario, o goleiro Paulo Victor realizou quatro defesas. Nome do jogo, Everton acertou o gol em duas oportunidades, uma delas para empatar a partida. O atacante ainda teve uma conclusão para fora, além de ter acertado de 22 de 26 passes. Com atuação apagada, Luan foi pouco participativo. O melhor jogador da América de 2017 deixou o campo aos 19 minutos do segundo tempo, com um chute a gol e apenas 12 passes tentados, sendo oito deles com sucesso.
Os jogadores gremistas que mais tocaram na bola foram o zagueiro Pedro Geromel, com acerto de 37 de 39 passes, e o volante Maicon, que teve uma conclusão no gol e apenas um erro em 37 tentativas de passar a bola. Com quatro conclusões, todas para fora, o centroavante Felipe Vizeu terminou a partida no Gigante de Arroyito, com 100% de aproveitamento em seus 11 passes efetuados. Destaque ainda para Matheus Henrique, com duas conclusões, uma delas defendida pelo goleiro Ledesma, e acerto de 18 de 19 passes.
Veja os números da dupla em suas estreias:
Conclusões:
Inter 15
Grêmio 16
Conclusões no gol:
Inter 7
Grêmio 8
Conclusões para fora:
Inter 8
Grêmio 7
Bolas na trave:
Inter 0
Grêmio 1
Bolas recuperadas:
Inter 13
Grêmio 6
Faltas:
Inter 14
Grêmio 9
Impedimentos:
Inter 2
Grêmio 2
Escanteios:
Inter 7
Grêmio 3
Passes certos:
Inter 277
Grêmio 285
Passes errados:
Inter 55
Grêmio 30
Efetividade de passes:
Inter 83%
Grêmio 90%
Posse de bola:
Inter 48%
Grêmio 54%
Defesas:
Marcelo Lomba 6
Paulo Victor 4
Fonte: Conmebol