Apenas oito times que já foram Campeões da Libertadores desde 1960 não vão estar na competição do próximo ano. O sorteio dos confrontos eliminatórios iniciais e a composição da fase de grupos vai ser nesta quarta-feira (dia 20 às 21h), em Luque, região metropolitana de Assunção, no Paraguai. Os oito campeões ausentes são: Once Caldas (COL), Argentinos Juniors (ARG), San Lorenzo (ARG), Vélez Sarsfield (ARG), LDU (EQU), Inter (BRA), São Paulo (BRA) e Atlético-MG (BRA).
Com a participação em 2018, o Grêmio e Palmeiras se igualam ao São Paulo como os mais frequentes na competição sul-americana. São 18 participações desde 1960. O Cruzeiro vai para sua 16.ª Libertadores. Flamengo, Santos e Corinthians para a 14.ª. Vasco vai para sua 9.ª Libertadores e a Chapecoense para a 2.ª.
PRIMEIRA FASE
Já são seis times definidos que vão ao sorteio de três confrontos: Oriente Petrolero (BOL), Macará (EQU), Olimpia (PAR), Universitario (PER), Montevideo Wanderers (URU) e Deportivo Táchira (VEN).
SEGUNDA FASE
12 times definidos, mais os três que vem da fase anterior e o quarto representante do Chile que só será conhecido na quarta-feira, após o confronto local entre Unión Española e Universidad Concepción. Entre os 12 certos, dois brasileiros: Vasco e Chapecoense. Além deles, estão Banfield (ARG), Jorge Wilstermann (BOL), Santiago Wanderers (CHI), Santa Fé (COL), Júnior (COL), Independiente del Valle (EQU), Guaraní (PAR), Melgar (PER), Nacional (URU) e Carabobo (VEN).
TERCEIRA FASE
Serão quatro confrontos eliminatórios entre os oito vencedores da fase 2.
FASE DE GRUPOS
Oito grupos de quatro times cada, totalizando 32 equipes. Quatro vem da terceira fase eliminatória e 28 já estão confirmados:
ARGENTINA: Independiente, Boca Jrs., R. Plate, Racing, Estudiantes e Tucumán.
BOLÍVIA: The Strongest e Bolívar.
BRASIL: Grêmio, Corinthians, Palmeiras, Santos, Cruzeiro e Flamengo.
CHILE: Universidad de Chile e Colo Colo.
COLÔMBIA: Atlético Nacional e Millonarios.
EQUADOR: Emelec e Delfin.
PARAGUAI: Cerro Porteño e Libertad.
PERU: Alianza Lima e Real Garcilaso.
URUGUAI: Peñarol e Defensor.
VENEZUELA: Monagas e Dep. Lara.
RANKING 2018
A Conmebol faz o sorteio em cima do ranking que ainda não foi divulgado. A tendência é que os cabeças-de-chave sejam River Plate, Boca Juniors, Grêmio, Corinthians, Cruzeiro, Santos, Atlético Nacional e Peñarol. E os quatro potes seguintes sejam construídos a partir do ranking que deve ser divulgado até esta quarta-feira.