O Independiente del Valle, vice-campeão da Libertadores em 2016, estreou com vitória na atual edição do torneio. Jogando no Estadio Iván Elías Moreno, em Lima, o clube equatoriano bateu o Deportivo Municipal por 1 a 0, gol de Michael Estrada.
Leia mais:
Inter sonda volante argentino do Godoy Cruz
Com Jucilei liberado, São Paulo aguarda chineses por definição
Bolzan vê dificuldade de auto-organização da Primeira Liga e diz: "Não sei o futuro dela"
Mesmo jogando fora de casa, a equipe do Independiente Del Valle foi quem tomou a atitude partindo para cima do Deportivo Municipal. Logo aos quatro minutos, Estrada cabeceou firme e a bola saiu com muito perigo. Aos 10, Mera colocou Estrada na cara do gol e o atacante abriu o placar.
Após o gol o time peruano acordou na partida e passou a ter mais posse de bola, apostando principalmente nas jogadas pelo lado direito e foi naquela região que uma oportunidade de falta quase colocou a igualdade no placar. Aos 19, Guarderas bateu falta com efeito, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. O lance acabou causando uma cena pitoresca, já que o técnico do Deportivo Municipal, Marcelo Grioni, cerrou os punhos e saiu comemorando como se tivesse acontecido o gol.
Com a equipe equatoriana cometendo muitas faltas no seu campo de defesa, as bolas paradas passaram a se tornar uma importante arma do Municipal. Apesar das inúmeras oportunidades, a falta de qualidade dos peruanos acabava facilitando a vida do goleiro Bone. Apostando nos contragolpes, o Independiente Del Valle quase ampliou aos 32 minutos, quando Cortez bateu com liberdade e a bola explodiu na trave de Delgado. Apesar do susto, a arbitragem já havia assinalado posição de impedimento do atacante equatoriano.
O lance animou o Del Valle que retomou o controle do jogo. Aos 35 minutos, Cortez pegou a bola pelo lado esquerdo, driblou o marcador e arriscou de fora da área. Após rebote do goleiro peruano, Estrada perdeu um gol incrível praticamente em cima da linha. A última boa chance do atual vice-campeão da Libertadores no primeiro tempo aconteceu aos 42 minutos. Cortez recebeu pelo lado esquerdo com liberdade, mas finalizou nas mãos de Delgado.
A etapa final começou com o Deportivo Municipal se expondo mais em busca do gol de empate. Logo aos três minutos, o atacante japonês Masakatsu Sawa teve a chance de empatar o jogo, mas falhou na hora da finalização. No lance seguinte, o Del Valle teve um pênalti claro não marcado ao seu favor após o zagueiro Calderón cortar um lance com o braço dentro da área, porém a arbitragem entendeu que o corte foi com a barriga.
Aos 10, Larrauri arriscou de fora da área e exigiu uma grande defesa do goleiro Bone, que se esticou todo para evitar o gol de empate da equipe peruana. A resposta foi imediata e veio novamente através dos pés do perigoso Cortez, que encontrou Nuñez na grande área, mas o lateral finalizou a esquerda do goleiro Delgado.
Tentando aumentar a produtividade do ataque, o técnico Marcelo Grioni promoveu a entrada do atacante panamenho Moreno no lugar de Medrano. Apesar da tentativa, a falta de qualidade na finalização ainda seguia sendo o grande problema do Deportivo Municipal. Nitidamente apostando nos contra-ataques, o Independiente Del Valle atraía a equipe peruana para o seu campo e esperava para dar o bote em busca do segundo gol.
Aos 28, após boa jogada de Salazar pelo lado direito a bola sobrou no bico da pequena área para o atacante Sawa, que finalizou muito mal e perdeu novamente uma grande chance para o Deportivo Municipal. Mesmo tendo mais posse de bola e tentando agredir o adversário, a equipe peruana não conseguia levar perigo ao goleiro Bone. Por outro lado, o Del Valle teve capacidade para administrar o bom resultado conquistado em Lima.
As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima sexta (27), às 22h15 (de Brasília), no Estádio Rumiñahui, em Sangolquí, no Equador.
*Lancepress