A noite desta quinta-feira pode definir muito mais do que uma semifinal argentina, mas a garantia de que um time do país disputará a decisão da Libertadores. E os dois hermanos têm vantagem para o jogo de volta das quartas de final da competição continental.
O Boca Juniors, de Carlos Tevez, decide o seu futuro na Bombonera. Na ida, arrancou um empate em 1 a 1 com o Nacional-URU, em Montevidéu, em jogo com a pegada típica da rivalidade entre uruguaios e argentinos, Fabra fez para o Boca, e Fernandéz igualou.
Para a partida desta noite, o time da casa aposta não só no talento de Tevez, mas no próprio retrospecto: na Bombonera, são três vitórias e um empate. Mais: 12 gols marcados, uma média de três por partida. Mas se o desempenho na Libertadores é um trunfo argentino, também vale para o Nacional-URU, que está invicto como visitante: três empates e uma vitória e sete gols marcados longe de seus domínios.
Enquanto isso, na Colômbia, o Rosario Central, o outro representante argentino na Libertadores, joga por um empate para chegar à semifinal. No jogo de ida, Montoya fez o gol que pôs fim à invencibilidade do Atlético Nacional, melhor time da fase de grupos. Jogando fora de casa, o Rosario, que conta com o terceiro melhor ataque do torneio, tem três vitórias em quatro partidas.
Já o Atlético Nacional, que ostenta a melhor defesa – levou só três gols, todos no mata-mata – chega para a decisão com o retrospecto de três vitórias e um empate no Atanasio Girardot. Também joga para quebrar um tabu: desde 2010, só uma vez – Atlético-MG, em 2013 – o time que terminou a primeira fase na liderança geral foi à semifinal.
Boca Juniors x Nacional-URU
20h15min – SporTV2
Para classificar
Boca Juniors: vitória ou empate sem gols
Nacional-URU: vitória ou empate a partir de 2 a 2
Pênaltis: empate em 1 a 1
Atlético Nacional x Rosario Central
22h45min – Fox Sports
Para classificar
Atlético Nacional: vitória por dois gols de diferença
Rosario Central: vitória, empate ou derrota por um gol, desde que marque um
Pênaltis: vitória do Atlético Nacional por 1 a 0
*ZHESPORTES