Três brasileiros entram em campo na noite desta quarta-feira pela Libertadores. Após empatarem sem gols fora de casa, Atlético-MG e Corinthians têm o mando a favor para tentarem uma vitória simples que os garantiriam nas quartas de final da competição. Por sua vez, o São Paulo desfruta de ampla vantagem diante do Toluca. Na partida de ida, no Morumbi, fez 4 a 0 e assim poderá até perder por 3 a 0 que mesmo assim estará classificado.
Leia mais:
Retrospecto do Grêmio como visitante em 2016 aumenta a esperança de classificação
Após voo tranquilo, Grêmio chega a Rosario para decidir a vaga às quartas de final da Libertadores
Diogo Olivier: Rosario Central perde cabeceador para decisão contra o Grêmio
Atlético-MG x Racing
21h45min - FOX SPORTS2
Se depender do retrospecto, o Atlético-MG pode chegar tranquilo à decisão desta quarta contra o Racing. O Galo ganhou todos os três jogos que disputou em casa na Libertadores. Fez oito gols e não levou nenhum. O problema é que o time argentino é osso duro de roer: empatou as quatro partidas que jogou como visitante – incluindo um confronto pela Pré-Libertadores.
Para focar na decisão, o Atlético antecipou a concentração dos jogadores e fez treinado fechado, nesta terça. E os jogadores irão a campo com uma motivação extra: o vídeo em que o goleiro Saja disse que os brasileiros "se borram" quando atuam na Argentina. Revoltado com a declaração, o zagueiro Erazo prometeu que o Galo "vai dar o troco":
– Temos de entrar em campo com fúria de vencer o jogo. Eles falaram que são fortes, vamos ver como eles vão se comportar.
Como precisa de gols para se classificar, a expectativa da torcida é de que a dupla Robinho e Lucas Pratto esteja afiada. O argentino é o artilheiro da equipe na competição, com três gols.
O Racing não promete novidades para a partida no Estádio Independência. Deve repetir a formação que empatou o jogo de ida, com Gustavo Bou, destaque do time, começando a partida no banco de reservas.
PARA QUEBRAR A SINA
Desde que venceu a Libertadores, em 2013, o Galo nunca mais passou das oitavas de final. Em 2014, os mineiros foram eliminados pelo Atlético Nacional ao perderem o jogo de ida por 1 a 0 e empatarem por 1 a 1 em casa. No ano passado, o algoz do time foi o Inter: empate em 2 a 2 em Minas Gerais e vitória colorada no Beira-Rio, por 3 a 1.
Corinthians x Nacional-URU
21h45min - FOX SPORTS
Vencer o Nacional-URU e os "fantasmas". É assim que o volante Elias analisou a pressão sobre o Corinthians para o jogo decisivo desta quarta pelas oitavas de final da Libertadores. Para o jogador, a derrota no ano passado nesta mesma fase para o Guaraní-PAR não tornará a partida mais complicada para o Timão. E disse que pensar positivo ajudará o time a ir às quartas.
– Criam muito estes fantasmas porque é o Corinthians. Procuro tirar das costas as coisas que vão me fazer mal, para não pesar na partida. Foco só na nova oportunidade.
Pressionado ou não, o fato é que o elenco do Timão pediu para treinar no Itaquerão e praticou pênaltis.
– Espero que não precise, mas estou pronto – disse Elias.
Para o duelo desta noite, Tite terá como reforço o meia Giovanni Augusto, recuperado de lesão no pé esquerdo. Ele entrará no lugar de Alan Mineiro, que vem sendo contestado pela torcida. A volta do jogador aumenta a esperança da torcida em ver um time mais criativo, já que ele não atuou no sonolento jogo de ida e na eliminação no Paulistão, contra o Audax.
JÁ VI ESSE FILME...
Na única vez em que levantou a taça da Libertadores, em 2012, o Corinthians passou pela mesma situação nas oitavas de final: empate sem gols fora e necessidade de garantir a vaga em casa. Naquela vez, porém, o time fez 3 a 0 no Emelec, no Pacaembu, com gols de Fábio Santos, Paulinho e Alex.
Toluca x São Paulo
19h15min - FOX SPORTS
Só um desastre tira o São Paulo das quartas de final da Copa Libertadores. Na ida, o time aplicou 4 a 0 no Toluca, em casa. Mas é como aquele velho ditado: "não creio em bruxas, mas que elas existem, existem". Por isso, o técnico Edgardo Bauza promete mais cautela na altitude mexicana. A ideia é repetir a opção tática feita contra o The Strongest, na última rodada da fase de grupos, em que a equipe se garantiu heroicamente para as oitavas. Só que, desta vez, não espera sofrer tanto.
No primeiro treino em solo mexicano, Bauza novamente sacou Ganso do time titular para a entrada de Wesley. Segundo ele, a única chance do camisa 10 começar jogando é Hudson não se recuperar a tempo de dores musculares.
– Wesley é a melhor opção para esse jogo, dentro do que preciso para essa partida. Temos de fazer uma partida inteligente. O Toluca tomará a iniciativa como tomamos no Morumbi e pressionará bastante – disse o argentino.
O zagueiro Maicon, com febre, virou dúvida para o jogo. Por outro lado, o técnico terá o retorno do goleiro Denis e, de Calleri, que é o artilheiro da Libertadores, com oito gols – ambos foram expulsos no confronto com o The Strongest.
Do outro lado, os mexicanos vêm em crise: após a goleada contra os paulistas, foram eliminados matematicamente da primeira fase do Torneio Clausura do Campeonato Mexicano, o que fez o técnico paraguaio José Cardozo anunciar que deixará o clube após a partida desta noite, independentemente do resultado. Um claro sinal de que já jogou a toalha.
MÉXICO PÉ-QUENTE
A última vez que o São Paulo aplicou 4 a 0 em um time mexicano acabou conquistando a Libertadores. Foi em 2005, nas quartas de final, contra o Tigres. Na ocasião, os paulistas golearam em casa – com dois gols de falta do goleiro Rogério Ceni – e perderam a partida de volta por 2 a 1.
River Plate x Independiente Del Valle
19h15min - FOX SPORTS 2
O ano é de surpresas no futebol. Leicester campeão inglês, Audax finalista no Paulistão. Nesta quarta, mais uma delas pode ocorrer em pleno Monumental de Nuñez. Após abrir 2 a 0 no jogo de ida, no Equador, o modesto Independiente del Valle exigirá que o River Plate, atual campeão da América, faça um jogo perfeito para reverter o placar. Os equatorianos, que prometem uma postura cautelosa e foco nos contra-ataques, podem empatar, perder por um gol de diferença e até serem derrotados por dois, desde que marquem pelo menos um no adversário.
*ZHESPORTES