Em jogo bem movimentado Estádio Domingo Burgueno, em Maldonado (URU), na madrugada desta quarta-feira, a garotada do ataque do River Plate do Uruguai surpreendeu a Universidad de Chile na estreia das equipes na Libertadores. Com isso, o time uruguaio - estreante na competição – venceu por 2 a 0 o jogo de ida pela Primeira Fase.
Leia mais:
Michael Santos, atacante de 21 anos que foi goleador uruguaio na temporada passada, abriu o placar. O colombiano Tajan fez o outro gol, concluindo jogada do arisco Schiappacasse, garoto de 17 anos que foi um dos melhores em campo.
O jogo da volta ocorre na próxima terça-feira, em Santiago e a Universidad de Chile, que entrou como a maior favorita entre os 12 times desta fase, só se classifica se vencer por três gols de diferença. Vitória da LA U por 2 a 0 leva a decisão para os pênaltis. O vencedor deste mata-mata avançará para o Grupo 4 da Libertadores, o mesmo de Palmeiras, Nacional (URU) e Rosario Central (ARG).
O primeiro tempo foi movimentado, com os times buscando o ataque. Com melhor técnica, a Universidad de Chile conseguiu equilibrar o jogo e teve a grande chance do primeiro tempo. Aos 24 minutos, após bola levantada pela esquerda, o goleiro Pérez saiu mal demais e furou. Corujo, que vinha na corrida, estava com o gol livre, mas não esperava tamanho erro do goleiro. A bola apenas bate nele e foi para fora.
Mas o River fez um bom primeiro tempo e também assustou. Sua melhor oportunidade foi no finzinho, quando o craque do time, Michael Santos, recebeu livre pela direita e tocou na saída de Herrera. A bola passou por cima do gol ao mesmo tempo que o goleiro acertou fortemente o atacante uruguaio. O juiz argentino Patrício Lostau, entretanto, não considerou o lance como pênalti.
A La U voltou mais ousada, com Fariña se aproximando mais da área e criando duas oportunidades antes dos cinco minutos, a melhor quando deu assistência para Canales bater e o goleiro Perez fazer defesa excelente.
O River não se assustou, seguiu buscando ataques pelos flancos e chegou ao primeiro gol aos 17 minutos. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Monzón puxou Dario Flores na área. Michael Santos cobrou mandando uma bomba. Herrera chegou a tocar mas a bola morreu no gol.
Logo em seguida, em grande jogada coletiva, o River só não ampliou porque Herrera fez a grande defesa da partida após chute de Michael Santos. O técnico Beccacece tentou aumentar a força ofensiva do time chileno tirando um defensor e colocando um meia. Mas isso abriu ainda mais espaços. Aos 27 minutos, Schiappacasse fez excelente jogada pela esquerda e cruzou. O colombiano Taján entrou na dividida e a bola, espirrada, morreu no gol. 2 a 0.
A Universidad de Chile tentou diminuir, Ubilla e Canales perderam oportunidades, mas não foi feliz e saiu de campo com uma derrota amarga para um estreante em Libertadores que mostrou ter qualidade para sonhar com a classificação para a fase de grupos.
*LANCEPRESS!