No dia da mentira (1º de abril) chega a hora da verdade para os clubes envolvidos na Libertadores. Nesta terça-feira se inicia a semana decisiva para quem ainda pretende arrumar uma vaga nas oitavas de final da competição. Nesta noite, uma partida abre a rodada, que vai até a quinta-feira com outros quatro duelo, além de o jogo do Grêmio.
VEJA A TABELA COMPLETA DA LIBERTADORES
Fora os gremistas, quatro brasileiros entram em campo a partir de quarta. Um deles é o Botafogo, que pode assegurar assegurar classificação. No mesmo dia, o Flamengo joga a sua sobrevivência na competição. Na quinta, o Cruzeiro, que está a perigo no seu grupo, segue na briga por uma das vagas. O Atlético-MG, que atua no mesmo dia, pode selar também a sua vaga.
Terça-feira
21h
Real Garcilaso x Defensor (Grupo 5)
Garcilaso de la Vega
O Defensor, vice-líder do grupo 5, pode praticamente garantir classificação para as oitavas de final com uma vitória atuando no Peru. Com sete pontos, os uruguaios precisam do triunfo e, posteriormente, torcer para que o Cruzeiro, que atua na quarta, não bata a Universidad de Chile, em Santiago. O grande trunfo do Defendor é o brasileiro Felipe Gedoz, que já marcou três vezes nesta edição.
Quarta-feira
19h45min
Botafogo x Unión Española (Grupo 2)
Maracanã
Um grande público pode testemunhar a classificação do Botafogo, e como primeiro do grupo 2. Para isso, basta que a equipe comandada por Eduardo Hungaro vença o Unión Española dentro de casa. Conseguindo isso, os cariocas garantem classificação e, de quebra a ponta da chave. Caso empate, precisará de repetir esse resultado na última rodada para avançar na competição.
22h
Emelec x Flamengo (Grupo 7)
George Capwell
Será na altitude de quase 2,5mil metros de Guaiaquil que o Flamengo joga toda a sua sorte na Libertadores. Por um fio na competição, o time do técnico Jaime de Almeida precisa vencer o Emelec para não depender de resultados paralelos na última rodada, já que é o lanterna do grupo 7, com quatro pontos. Uma derrota no Equador elimina os cariocas.
Quinta-feira
20h45min
Universidad de Chile x Cruzeiro (Grupo 5)
Estádio Nacional
O atual campeão brasileiro anda mal das pernas na Libertadores. Finalista do campeonato mineiro, a equipe de Marcelo Oliviera precisa de um resultado positivo atuando em Santiago contra o líder do grupo 5, a Universidad de Chile. O resultado ideal para os brasileiros é a vitória, pois o time subiria para sete pontos e dependeria apenas de si na última rodada. Um empate deixaria na dependência de resultados paralelos na última rodada. A derrota elimina os cruzeirenses caso, na terça, o Defensor pontue diante do Real Garcilaso.
23h
Santa Fe x Atlético-MG (Grupo 4)
El Campín
O atual campeão da América, o Atlético-MG, precisa apenas empatar para seguir na briga pela defesa do seu título. Isso porque o Galo chegaria a nove pontos no grupo 4 e não poderia ser alcançado pelo adversários que somariam cinco, e têm apenas mais uma partida pela frente. Até uma derrota em solo colombiano deixaria a equipe de Paulo Autuori a uma vitória da vaga e da primeira colocação da chave.