Sufocado nos primeiros 45 minutos e com baixo poder criativo, o Vélez Sarsfield foi frio como se deve atuar em um mata-mata. Em apenas uma jogada bem tramada, em um contra-ataque, "matou" o Newell's Old Boys e venceu por 1 a 0, na noite dessa quarta-feira, o duelo argentino de ida pelas oitavas de final da Libertadores, em Rosário.
O resultado deixa a equipe com a possibilidade de jogar por um empate no dia 14 de maio, em Buenos Aires, no bairro de Liniers.
O jogo
O Newell's "mandou" no primeiro tempo. O domínio se resumiu em duas bolas na trave e em um lance em que o defensor adversário (Papa) salvou em cima da linha. Scocco, o craque rubro-negro, criou as melhores chances, inclusive com uma falta cobrada no poste de Sosa.
O Vélez foi a campo com seis desfalques (Gago, Ferreyra, Cabral, Tobio, Romero, Peruzzi e Bella). Com o time desmantelado, o técnico Ricardo Gareca foi ao Parque Independência com o objetivo de segurar o jogo o máximo possível.
As melhores e escassas jogadas saíram dos pés de Copete, tanto na marcação, quanto na armação. Pratto, o homem-referência de área, esteve muito apagado, tal qual um possível brilho do time portenho.
Quando Insúa apareceu para jogar, deixou Allione sozinho para abrir o placar aos 39 minutos da segunda etapa. Um gol para calar, por alguns instantes, a ensandecida torcida local.
Do gol até o final da partida, o Vélez, mesmo com um a menos (Cubero foi expulso), segurou o rival, que parecia havia perdido o fôlego do primeiro tempo.
Vantagem portenha
Vélez Sarsfield segura o Newell's e vence jogo de ida por 1 a 0 fora de casa
Com o resultado, equipe de Buenos Aires se classifica com empate para as quartas de final da Libertadores
GZH faz parte do The Trust Project