Uma das maiores rivalidades interestaduais do país, Corinthians e Inter se enfrentam às 19h deste sábado, no Itaquerão, em um confronto de situações opostas. Pela 29ª rodada do Brasileirão, o duelo encontra os paulistas em 18º lugar, lutando contra o Z-4, e os gaúchos em sétimo, tentando ingressar na zona de classificação para a Libertadores. Nesse cenário, há riscos a serem evitados e oportunidades para aproveitar pela equipe de Roger Machado.
Os riscos são conhecidos. O primeiro é o local. Em 10 anos de estádio, o Inter só venceu o Corinthians uma vez lá, justamente no ano passado, por 2 a 1. Até comemorou, em 2017, quando eliminou os paulistas da Copa do Brasil, mas foi após dois empates, com vitória nos pênaltis.
O Itaqurão vai estar cheio, todos os ingressos foram vendidos dois dias antes do confronto. A torcida apoia, faz barulho, acredita. O gramado, perfeito, costuma aprontar uma armadilha aos visitantes, já que fica escorregadio para quem não está acostumado. Em casa, o Corinthians venceu seus quatro últimos jogos, em três deles marcando três gols. A equipe se transforma diante da Fiel.
Em campo, o técnico Ramon Díaz terá três desfalques por suspensão. O lateral-direito Fagner e o zagueiro André Ramalho foram expulsos contra o São Paulo, e Romero, maior goleador da história do estádio corintiano, levou terceiro amarelo. Por conta disso, o treinador deve escalar Memphis Depay pela primeira vez como titular. Salário mais alto do futebol brasileiro, o holandês tem três partidas, todas como reserva, e 77 minutos, com uma assistência. Segundo o setorista Marcelo Alexandre, do Portal Meu Timão, os vencimentos do jogador, próximos a R$ 45 milhões por ano, são pagos pela empresa Esportes da Sorte. A patrocinadora disponibilizou R$ 53 milhões para serem investidos em um jogador de renome mundial. Apesar de garantir que tem uma multa caso apareça alguma irregularidade, a direção corintiana pediu explicações à empresa de apostas por ter ficado fora da lista de bets autorizadas a operar no Brasil.
A equipe foi remodelada na janela de meio de ano. Foram contratados oito reforços: o goleiro Hugo Souza, André Ramalho, os meias Alex Santana, Charles e Martínez e os atacantes Talles Magno, Héctor Hernández e Depay. Alex Santana e Talles Magno estão lesionados.
Salário e situação turbulenta à parte, Depay será dupla de ataque de Yuri Alberto, preservado da maior parte do confronto diante do Flamengo pela semifinal da Copa do Brasil. Outros jogadores, como o volante Martínez e o lateral-esquerdo Bidu, também foram poupados. O Corinthians vive uma situação inusitada: ao mesmo tempo que passou 20 das 28 rodadas do Brasileirão dentro do Z-4, está nas semifinais da Copa do Brasil e da Sul-Americana. Mas mesmo com a proximidade dos títulos nos mata-matas, a posição no Brasileirão assusta, garante Marcelo Alexandre:
— A ideia é fazer os seis pontos em casa, contra Inter e Athletico-PR. Daí vai ter tranquilidade para colocar força máxima na semifinal da Copa do Brasil. Até agora, o foco tem sido sair da zona de rebaixamento.
Esse risco é um dos fatores que o Inter pode aproveitar. Se a bola não entrar no início, o cenário tende a se inverter. O nervosismo do Z-4 sempre é pior entre os grandes. Com os desfalques na defesa, o Corinthians pode se atrapalhar. Diante do Flamengo, a equipe expôs diversos problemas na contenção pelos lados do campo. Enquanto preenchia o corredor central, abria espaço para os laterais. Além de tudo, a equipe colorada aposta na manutenção do bom momento, são oito jogos de invencibilidade.
— O time está muito bem. Estamos trabalhando bem. Sabemos que é um jogo importante. É um duelo que nos motiva para dar um extra — comentou o goleiro Rochet.
Roger terá alguns desfalques. Além de Borré, Rogel e Fernando, lesionados (o volante também está suspenso), o técnico perdeu Bruno Tabata, com uma virose. O jovem Luis Otávio, 17 anos, foi relacionado para ser alternativa a Rômulo. Thiago Maia, Bruno Gomes, Valencia, todos possíveis titulares, mais Wanderson e Renê, reservas, estão pendurados. Se levarem cartão amarelo, desfalcam o time no Gre-Nal.