Em um jogo pegado, de mais vigor do que qualidade no Maracanã, o Inter saiu na frente graças a um golaço de Igor Gomes, mas cedeu o empate ao lanterna Fluminense que estreou Mano Menezes na casamata. O 1 a 1 após 12 jogos (apesar de ser 14ª rodada do Brasileirão) deixa a equipe gaúcha na metade da tabela. No domingo, recebe o Vasco no reencontro com o Beira-Rio.
O Inter de nove desfalques teve novidades na defesa e no meio. Igor Gomes foi escalado na lateral direita, com Fernando e Robert Renan na zaga. Rômulo ganhou a vaga de volante e Gustavo Prado começou jogando na meia direita. Mano Menezes optou pelo pragmatismo ao escalar o Fluminense com quatro jogadores no meio-campo e dois atacantes.
O Inter começou mais ligado. Antes do segundo minuto, o time visitante tramou de um lado para o outro, em jogada que começou com Fernando puxando pela direita, cruzou para Alan Patrick, que tramou com Renê e Wanderson. O camisa 11 chutou rasteiro, Fábio se esticou para salvar.
A resposta do Fluminense saiu aos 10. Gustavo Prado foi desarmado na entrada da área, Keno encontrou Cano sozinho pela esquerda. O centroavante, cara a cara com Fabrício, bateu e a bola beijou a trave.
Depois desse lance, o nível técnico do jogo caiu muito. O desentrosamento dos dois times colaborava para os passes errados e para a falta de criatividade. Quase não havia chance. Mas quando houve foi bem aproveitada.
Aos 39 minutos, Bruno Henrique iniciou a jogada pelo meio e tentou passar para a área. Antônio Carlos cortou parcialmente, para cima. Igor Gomes pegou de bate-pronto, na veia, e fez um golaço: 1 a 0.
Mas no último lance do primeiro tempo, aos 49, Ganso chutou da intermediária e Fabrício foi enganado pelo efeito da bola. Falhou: 1 a 1.
Inter teve mais controle do jogo na etapa final
O início da segunda etapa foi idêntico ao da primeira. Atacando pela direita, o Inter levou perigo, com Gustavo Prado cruzando rasteiro para trás e Alario batendo, mas Fábio defendeu. Após esse lance, assim como antes do intervalo, o Fluminense voltou a tomar as rédeas da partida. Ganhando as disputas do meio-campo, o time da casa incomodava o visitante, mas sem conseguir efetividade nas conclusões.
Coudet, para dar mais combatividade, mexeu na equipe aos 11 minutos. Ele tirou Gustavo Prado para colocar Bruno Gomes.
Aos 14, o Inter esteve muito perto de fazer o segundo gol. Em jogada ensaiada de escanteio, Bruno Henrique cruzou para a área, a bola passou por todo mundo e colou na trave. Três minutos depois, Robert Renan driblou Cano e arrancou para o ataque, fez um lançamento na medida para Wanderson, que cruzou para trás. Alario chegou batendo, mas na rede pelo lado de fora.
O Inter passou a controlar mais o jogo, especialmente com a bola. Mas faltava mais força ofensiva. Coudet fez outra troca, fora Alario, dentro Lucca Drummond. Na parte final da partida, mais três substituições, o que inclusive gerou uma confusão. Originalmente, Coudet colocaria Bernabei, além de Mercado e Hyoran. Mas Igor Gomes sentiu dores e saiu. Então quem entrou foi Hugo Mallo, e não o lateral-esquerdo argentino. Além de Igor, deixaram o campo Bruno Henrique e Rômulo.
Dali por diante, com tantas trocas, não houve mais nada relevante. Inter e Fluminense trocaram pontos no Maracanã.
Brasileirão — 14ª rodada — 4/7/2024
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (Guga, 25'/2ºT), Antônio Carlos, Thiago Santos e Diogo Barbosa; Alexsander (Douglas Costa, 18'/2ºT), André, Martinelli (Gabriel Pires, 29'/2ºT) e Ganso (Renato Augusto, 25'/2ºT); Keno e Cano (John Kennedy, 18'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.
Inter: Fabricio; Igor Gomes (Hugo Mallo, 39'/2°T), Fernando, Robert Renan e Renê; Rômulo (Mercado, 37'/2°T), Bruno Henrique (Hyoran, 38'/2°T), Gustavo Prado (Bruno Gomes, 11'/2ºT) e Wanderson; Alan Patrick e Alario (Lucca Drummond, 29'/2T). Técnico: Eduardo Coudet.
Gol: Igor Gomes, aos 39, Ganso, aos 49 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Antônio Carlos, Mano Menezes, Diogo Barbosa, Martinelli, Thiago Santos, Douglas Costa e André (F); Renê, Wanderson, Gustavo Prado, Alario, Alan Patrick e Coudet (I)
Cartão vermelho: Lucho González (I)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Público: 40.337 (38.588 pagantes)
Renda: R$ 858.989,50
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima (MG), auxiliado por Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG). VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE).
Próximo jogo
Brasileirão — 15ª rodada
7/7/2024 — 18h
Beira-Rio
Inter x Vasco