A despensa do apartamento de Evair Gomes Carneiro tem todos os ingredientes para fazer um bolo às pressas, se for preciso. Está sempre pronta para receber o neto, Noah, que adora o que ela chama de Nega Maluca. Mas agora, além da família, espera a visita de outra pessoa importante, a quem chama de herói. Thiago Maia, volante do Inter, prometeu passar na casa da aposentada para vê-la em uma situação melhor do que quando se conheceram. Até porque é impossível ser pior: no encontro entre eles, Evair saiu carregada nos ombros do jogador, com a água na altura do peito.
Foi no pior momento da enchente, no início de maio. Moradora do Humaitá, Zona Norte de Porto Alegre, ela ficou apenas olhando pela janela do 10º andar, onde mora, enquanto aguardava por socorro. Sem água, sem luz e, por fim, sem gás, apenas via o movimento de botes, jet-skis e demais embarcações se deslocando por uma rua que, obviamente, só teria carros e ônibus. Sem fornecimento dos itens básicos, o abastecimento de água e comida chegava em algum dos barcos. Então ela descia 144 degraus, parava no limite da parte seca, recebia as doações, subia os 144 degraus e ficava em seu apartamento esperando o tempo passar.
No sexto dia de isolamento, apareceu Thiago Maia. Com um grupo de amigos que frequentam a mesma igreja, o jogador estava quase encerrando o turno de resgates quando um de seus parceiros "sentiu que deveriam dobrar à esquerda". O barco, então, encontrou Evair na janela.
— Falei para ela ficar tranquila. Não iríamos embora dali sem ela. Já estava noite, ficava perigoso. O portão estava trancado, precisamos arrombar. Foi difícil, mas era necessário — contou Thiago Maia.
Na concentração do Inter em Curitiba, na véspera do Gre-Nal, ele recebeu a reportagem de Zero Hora. Na tela do notebook, viu o vídeo de Evair, em que diz:
— O que eu diria para ele? Que é um herói. Graças a Deus e ao Thiago estou aqui. Ele poderia muito bem ter ficado em casa, com a família, estava seguro, no conforto do lar, e largou tudo para resgatar pessoas desconhecidas. Tenho gratidão eterna. Consegui mandar uma mensagem no Instagram dele, agora estou esperando a visita, ele me disse que vem.
Com os olhos vidrados, Thiago respondeu:
— Conversamos mesmo. Nessa rotina fora do RS, não estamos conseguindo. Assim que possível, vou voltar lá para fazer uma visita. Que bom vê-la assim, está bonitona, né? Estilosa.
De volta ao RS e ao Beira-Rio, Thiago Maia reencontrará Evair. E provará seu ótimo bolo de chocolate.