O Inter procura um dublê para Wanderson. A missão não é das mais fáceis, afinal o atacante contratado junto ao Krasnodar, da Rússia, tem sido um dos destaques neste início de temporada. Na busca por um jogador que atue pelos lados, tenha velocidade e parta para cima da marcação aos dribles, o Colorado chegou ao nome de Wesley, 24 anos, do Cruzeiro.
O reforço está próximo de ser oficializado. A tendência é de que o Inter compre os 50% dos direitos econômicos que pertencem ao clube mineiro. O restante é do Palmeiras, time que o revelou, dividido com o Jacuipense. Wesley foi o maior investimento da SAF do Cruzeiro, comandada por Ronaldo. Comprado por 3 milhões de euros, cerca de R$ 16 milhões, em dezembro de 2022, ele não correspondeu dentro de campo.
— Havia uma expectativa muito grande, até pelo investimento feito e pelo o que ele havia apresentado no Palmeiras. Mas aqui no Cruzeiro ele não conseguiu desempenhar bem. Principalmente pelos gols perdidos, a torcida passou a não gostar dele — destaca Sulimar Silva, jornalista da Rádio Inconfidência.
Sob o comando de Paulo Pezzolano, Wesley iniciou a temporada de 2023 como titular do Cruzeiro. No entanto, a dificuldade na finalização fez com que perdesse espaço.
— Foi uma fase muito ruim. Não conseguiu entregar gols, nem assistências. Nunca foi o titular de fato. Foi similar ao Gilberto. Como a fase não estava boa, acabava perdendo gols que não perderia em outros momentos — pontua Luiz Henrique Campos, setorista do Cruzeiro no Estado de Minas.
No esquema utilizado por Eduardo Coudet no Inter, disputará posição pelos lados na linha de três meias. A função exige contribuição defensiva, o que vem sendo cumprido com êxito por Wanderson. Quem conhece Wesley afirma que ele também tem capacidade de ajudar neste quesito.
— Ele começou sendo utilizado como um ala (no Cruzeiro). Tinha de ajudar bastante na marcação. Ele voltava muito. Defensivamente, ele fez bem o papel, ajudando bastante — afirma Luiz Henrique Campos.
Wesley não atua desde novembro. Em partida contra o Goiás, pela 35ª rodada do Brasileirão, sofreu uma lesão no ombro esquerdo, teve de passar por cirurgia e segue em recuperação.
Surgimento no Palmeiras
Destaque na base palmeiras, foi emprestado ao Vitória, em 2019, para ganhar experiência. De volta a São Paulo, foi incorporado ao elenco principal, muito pela qualidade no drible a capacidade de desmontar as defesas adversárias. Depois de um início promissor, uma lesão no joelho esquerdo atrapalhou um momento que podia ser de afirmação.
— Ele teve uma lesão no joelho (em novembro de 2020) e não voltou bem. De maneira regular, ele não conseguia ser aquele driblador. Ele parou de fazer a diferença pelo lado e foi perdendo espaço. Aí o Palmeiras decidiu fazer dinheiro com ele. Com a performance em baixa e com a cobrança em alta, pintou a proposta e ficou bom para todo mundo — contou Rodrigo Fragoso, repórter da TNT Sports.
Ainda que tenha sofrido com a irregularidade no retorno, teve bons momentos, como o gol anotado na decisão da Copa do Brasil, contra o Grêmio, em fevereiro de 2021. O currículo, apesar do pouco tempo de carreira, é invejável. Fez parte das conquistas de duas Libertadores, um Brasileirão, uma Copa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana, todas pela equipe paulista.
Os números de Wesley em cada clube
Cruzeiro
- 42 jogos (32 como titular)
- 4 gols
- 2 assistências
Palmeiras
- 124 jogos (59 como titular)
- 13 gols
- 15 assistências
Vitória
- 28 jogos (26 como titular)
- 5 gols
- 3 assistências
Total na carreira
- 194 jogos (117 como titular)
- 22 gols
- 20 assistências
Os números de Wesley por temporada
2023
- 42 jogos (32 como titular)
- 4 gols
- 2 assistências
2022
- 47 jogos (15 como titular)
- 3 gols
- 6 assistências
2021
- 52 jogos (28 como titular)
- 5 gols
- 3 assistências
2020
- 25 jogos (16 como titular)
- 5 gols
- 6 assistências
2019
- 28 jogos (26 como titular)
- 5 gols
- 3 assistências