Para efeitos de Gauchão, a vitória sobre o São José, 1 a 0, gol de De Pena, de pênalti, valeu a liderança após sete rodadas. O Inter deixou o Grêmio para trás pelo saldo de gols, ainda que estejam empatados com 16 pontos. Mas para o futuro, a partida no gramado sintético do Passo D'Areia valeu quase nada. Reserva até no uniforme (com só três titulares em um time que vestiu a terceira camisa, verde), o Colorado aproveitou a única chance clara que teve.
Para De Pena, porém, pode ter valido um pouco mais. Escalado como meia centralizado, o uruguaio fez o gol da vitória em boa partida, especialmente na comparação consigo mesmo.
— O time brigou o jogo todo para conquistar três pontos em um campo dificil. O gramado é muito diferente, a bola bate de outra forma no campo, deixa tudo mais complicado. Gauchão é complicado, mas conseguimos o resultado. A liderança é importante para o campeonato. O gol é importante para mim, mas principalmente para vitória do time — avaliou De Pena.
O gramado foi fator determinante para a partida, segundo Coudet. O treinador colorado declarou, ao final da partida:
— Já tínhamos dito que seria difícil dar espetáculo. É um jogo de segunda bola. Os atletas falaram que não conseguem pegar bem na bola. Não é que colocamos condições nos gramados rivais, mas é difícil ter um jogo bom aqui. Ainda assim, ganhamos as duas vezes que viemos aqui. O resultado não é tudo, mas acho que em outras condições poderíamos ter jogado mais.
Segundo Coudet, os titulares devem voltar no próximo compromisso, marcado para 21h30min de quarta-feira, no Beira-Rio, contra o Brasil-Pel. O técnico pretende manter o rodízio de jogadores por mais algumas semanas, como um complemento da pré-temporada.
A partida marcou a estreia de dois jogadores em 2024. Thauan Lara e Gabriel atuaram pela primeira vez. O volante, segundo o treinador, estava negociando sua saída do clube. Coudet confirmou que Pedro Henrique não jogou contra o Santa Cruz porque também estava com uma proposta. Nenhuma avançou nos últimos dias. Por isso, foram escalados. Thauan Lara foi recolocado no grupo após punição por ter se apresentado fora de forma no início do ano.
O jogo também teve um momento de tensão. Em um lance em que o Inter reclama de falta de fair play do São José, os dois técnicos, China e Coudet, bateram boca. Houve quase briga quando o treinador do Zeca foi para cima do colorado. Ambos acabaram expulsos. Na entrevista coletiva, Coudet falou:
— Quero pedir desculpa por ter reclamado tão fortemente, talvez tenha me excedido. Mas na hora entendi que era uma jogada feia para o futebol. Pedro fez o certo (jogou a bola para fora) e não devolveram. Peço desculpa ao treinador deles. Não sou derspeitoso com os adversários nem com os árbitros. Foi a primeira vez que fui expulso no Brasil. Acho que foi exagerado, poderia ter sido amarelo para os dois.
China, porém, não gostou:
— Vocês não viram a alteração dele para cima de mim? Fiz todos os jogos equilibrado. Nunca ofendi profissional. É muito fácil pedir desculpa na frente de todo mundo. Mas a alteração primeiramente foi dele. E não admitimos isso. Me chamou de "concha de tu madre" (um xingamento em espanhol).
Para o próximo jogo, Coudet não poderá ficar na casamata. Ele terá de volta todos os titulares, inclusive Alan Patrick, que cumpriu suspensão por três cartões amarelos. O São José, que termina a noite na primeira posição fora da zona de classificação, visita o Caxias, na quinta.