Após o empate com o São Luiz, com time reserva, o Inter retornará ao Beira-Rio no próximo sábado (27), às 16h30min, para receber o Ypiranga na volta dos titulares. GZH mostra como tem jogado e como chega o clube de Erechim para o duelo em Porto Alegre.
Semifinalista do Gauchão 2023, o Ypiranga não conta mais com o técnico Luizinho Vieira, que comandou a equipe no vice estadual de 2022. O treinador do Canarinho é Jerson Testoni, que chegou em julho e fez sucesso no Brusque, onde levou o time da Série D até a B do Brasileirão.
Campanha
O Ypiranga estreou com vitória no Gauchão. Apesar de ter sofrido um gol logo no início do confronto com o Guarany, em Bagé, o Canarinho obteve a vitória com gols de Zé Vitor e Jhonatan Ribeiro.
Na segunda rodada, a equipe chegou a abrir 2 a 0 diante do Caxias no Colosso da Lagoa, mas sofreu o empate. Ze Vitor foi o responsável pelos dois gols do time de Erechim.
Como joga
Na estreia, Testoni apostou em iniciar com uma formação com três zagueiros que fazia a equipe defender em um 5-4-1 e atacar em 3-4-3. A ideia por uma maior consistência defensiva em um jogo como visitante foi prejudicada, já que logo aos 2 minutos o Guarany abriu 1 a 0 em pênalti cometido por Fernando Fonseca.
Com dificuldade na partida, Testoni sacou Fonseca para a entrada do atacante Gabriel Lima aos 30 minutos e desmanchou a linha de cinco na defesa. A mudança deu resultado, o Ypiranga cresceu e buscou a virada.
Depois do sucesso na mudança tática na estreia, o treinador apostou na formação no 4-2-3-1 para encarar o Caxias, em casa. A equipe teve sucesso ofensivo com os dois gols de Zé Vitor e ainda teve um gol anulado, mas acabou levando o empate.
— A equipe que só se soltou mesmo em campo quando abriu mão dos três zagueiros. Enquanto atuou com três atrás, jogou presa, sem conseguir executar bem uma das principais características dessa formação, que seria soltar mais os materiais. Curiosamente eles melhoraram e chegaram mais à frente tendo apenas dois zagueiros — avalia Rafael Colling, que comentou os dois jogos do Ypiranga nas transmissões de GZH.
O Ypiranga tem o jogo pelos lados do campo como ponto forte. A equipe aposta muito nos apoios dos laterais Gedeílson, destaque do Gauchão de 2022, e de Foguinho. A ideia consiste em apostar nos cruzamentos. Os dois de Zé Vitor sobre o Caxias foram marcados pelo alto.
Se é forte por cima no ataque, Ypiranga tem sofrido no jogo aéreo defensivo. O primeiro gol do Caxias no empate desta quarta-feira foi pelo alto. Também veio de um cruzamento a jogada que originou o pênalti a favor do Guarany, na primeira rodada.
Campanha do Ypiranga
- 2 jogos
- 1 vitória
- 1 empate
- 4 gols marcados
- 3 gols sofridos
- Artilheiro: Zé Vitor, com três gols