O presidente do Inter, Alessandro Barcellos, promoveu espécie de "reforma ministerial" em seu segundo mandato. Com a entrada do movimento O Povo do Clube na base de apoio da gestão e buscando dar experiência política a novos quadros, a direção nomeou seis novos vices-presidentes. Além disso, algumas vice-presidências foram desmembradas.
Movimento com maior número de conselheiros, o Povo do Clube terá três vice-presidentes na nova gestão. Ricardo Rogoski, 42 anos, assume a recém criada vice-presidência de Comunicação. Já Letícia Vieira de Jesus, 32 anos, é a nova a vice de Relacionamento Social. Por fim, Gabriel Nunes, 30 anos, será o responsável pela vice-presidência do Parque Gigante, que agora também acumula a área do Patrimônio, antes vinculada à Administração.
O clube terá ainda outros três vice-presidentes que não faziam parte da gestão anterior. André Dalto, 36 anos, do Convergência Colorada, é o novo vice de Administração. Já Jorge Oliveira, 38 anos, do Inove Inter, foi nomeado vice jurídico. Por sua vez, Dannie Dubin, 59 anos, também do Inove Inter e que até então integrava o Conselho de Gestão, assume agora a vice-presidência de Negócios Estratégios, que, no novo mandato, também abraçará a área de Inovação.
No total, cinco vice-presidentes do mandato anterior seguem na direção. Um deles, porém, mudou de pasta. É o caso de Guilherme Mallet, 40 anos, do Convergência Colorada, que deixou o jurídico para assumir a vice-presidência de Planejamento.
No mais, Nelson Pires, 55 anos, e Leandro Bergman, 57 anos, do Academia Colorada, e Felipe Becker, do Convergência Colorada, permanecem, respectivamente, no Marketing, nas Finanças e no Futebol. Já Cauê Vieira, do Inove Inter, deixou a vice-presidência de Relacionamento Social, mas permanece na direção como Secretário-Geral do Conselho de Gestão, cargo que já acumulava na gestão anterior.
Com as mudanças, Alexandre Dornelles, Paulo Corazza e Carlos Massena deixam, respectivamente, as vice-presidências do Parque Gigante, de Negócios Estratégicos e de Planejamento. Já Victor Grunberg, que antes liderava a Administração e o Patrimônio, agora integra o Conselho de Gestão do novo mandato.
Conheça os vice-presidentes e as atribuições de cada pasta:
Vice de Administração: André Dalto, 36 anos (Convergência Colorada)
É empresário, médico veterinário e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Já integrou a Comissão de Patrimônio do Conselho Deliberativo e agora assume a Administração no lugar de Victor Grunberg, eleito vice-presidente do Conselho de Gestão. A pasta é responsável pelas operações de jogo e áreas de segurança, tecnologia de informação e suprimentos. A novidade é que a vice-presidência agora não dividirá mais as atribuições com o Patrimônio, que estará na mesma alçada da vice-presidência de Parque Gigante.
Vice de Assuntos Jurídicos: Jorge Oliveira, 38 anos (Inove Inter)
É advogado especialista em Direito empresarial e com atuação em Direito contratual e esportivo. Entra no lugar de Guilherme Mallet, que agora será o vice de Planejamento. A pasta cuida de todos os assuntos jurídicos do clube, como elaboração e rescisão de contratos de atletas, membros da comissão técnica e demais funcionários, assim como ações do clube na Justiça Desportiva e na Justiça Comum.
Vice de Futebol: Felipe Becker, 56 anos (Convergência Colorada)
É advogado e empresário. Natural de São Leopoldo, foi presidente do Aimoré em 2013 e 2014, conduzindo o clube do Vale dos Sinos à elite do futebol gaúcho pela primeira vez depois de 19 anos. No Inter, atuou como diretor da categoria Sub-20 nos dois primeiros anos da gestão Alessandro Barcellos, tendo conquistado dois títulos gaúchos, um Brasileirão e Supercopa, além de ter conduzido a equipe colorada pela primeira vez à Copa Libertadores da categoria. No início da temporada 2023, foi nomeado vice de futebol em substituição a Emilío Papaléo e permanece no cargo no segundo mandato de Barcellos.
Vice de Negócios Estratégicos e Inovação: Dannie Dubin, 59 anos (Inove Inter)
É empresário, advogado e administrador, com atuação no ramo da publicidade há 30 anos. No Inter, foi vice-presidente do Conselho de Gestão no primeiro mandato de Alessandro Barcellos e um dos vices eleitos da primeira gestão de Giovanni Luigi, entre 2011 e 2012. Foi ainda vice de marketing nas gestões Jarbas Lima/Fernando Miranda, entre 2000 e 2001. Agora, assume a vice-presidência de Negócios Estratégicos no lugar de Paulo Corazza.
A pasta é responsável por viabilizar os negócios considerados estratégicos pelo clube, como a construção do CT de Guaíba, a revitalização do Gigantinho e o projeto que prevê a construção de duas torres no complexo do Beira-Rio. Além disso, no novo mandato, a vice-presidência abraçará ainda a área de Inovação, com foco no desenvolvimento da Universidade Colorada.
Vice de Marketing: Nélson Pires, 55 anos (Academia Colorada)
Formado em Tecnologia da Informação, é empresário há mais de 30 anos e tem mestrado em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing. Como vice-presidente e assessor do Conselho de Gestão, já chefiou nas últimas duas gestões o Marketing, a Comunicação e a Inovação. É um dos remanescentes do primeiro mandato de Alessandro Barcellos.
A pasta é responsável pela captação de novos sócios, pelo relacionamento com os associados e pelos contratos de patrocínio e de fornecimento de material esportivo. Além disso, cabe à vice-presidência a realização de ações de marketing, de contratos publicitários e de todas as ações relacionadas à marca Inter e a negócios do clube com outras empresas, como licenciamento de marca e relacionamento com lojas que comercializam produtos do clube. Diferentemente do mandato anterior, o Marketing agora será uma vice-presidência única, não mais dividindo as atribuições com a Comunicação Social.
Vice de Relacionamento Social: Letícia Vieira de Jesus, 32 anos (O Povo do Clube)
É servidora pública municipal e, em 2017, participou da criação e implementação do Departamento de Torcidas e Ambiente de Jogo, na gestão Marcelo Medeiros. Atuou também na Comissão Eleitoral do Conselho Deliberativo. A vice-presidência de Relacionamento Social cuida da relação com consulados, torcidas organizadas e ex-atletas e também é responsável pelos esportes amadores, pelo projeto Criança Colorada e Diretoria Feminina e de Inclusão.
Vice de Planejamento: Guilherme Mallet, 40 anos (Convergência Colorada)
É advogado especialista em Direito do Trabalho. Nos três anos da primeira gestão de Alessandro Barcellos, atuou como vice jurídico. Entre 2017 e 2018, foi diretor de administração no primeiro mandato de Marcelo Medeiros. No Conselho Deliberativo, foi secretário da mesa-diretora e integrou diversas comissões.
Agora, assume a vice-presidência de Planejamento, que é responsável por analisar dados estratégicos do clube e do mercado, assim como avaliar cases de outros clubes e empresas para subsidiar o Conselho de Gestão na tomada de decisões relacionadas a qualquer área de atuação do Inter.
Vice de Comunicação Social: Ricardo Rogoski, 42 anos (O Povo do Clube)
Formado em administração, tem pós-graduação em Produção Audiovisual e está cursando MBA em Gestão de Marketing Esportivo. Foi diretor do Departamento de Torcidas e Ambiente de Jogo em 2017, na gestão Marcelo Medeiros, e presidiu as Comissões de Relacionamento Social e de Patrimônio do Conselho Deliberativo.
Antes vinculada ao Marketing, agora a Comunicação Social tem uma vice-presidência própria. A pasta é responsável pela assessoria de imprensa e pela gestão das mídias do clube, como site, redes sociais, TV Inter e Rádio Colorada.
Vice de Patrimônio e do Parque Gigante: Gabriel Nunes, 30 anos (O Povo do Clube)
É empresário e consultor de vendas e já atuou nas Comissões de Planejamento Estratégico e de Patrimônio do Conselho Deliberativo. Irá gerir uma pasta nova, uma vez que, antes, o Patrimônio estava vinculado à Administração, e o Parque Gigante tinha uma vice-presidência própria. A área é responsável pela conservação do gramado e por todos os consertos e reformas do Beira-Rio, além, claro, da administração do Parque Gigante.
Vice de Finanças: Leandro Bergman, 57 anos (Academia Colorada)
É empresário e administrador com MBA em finanças. Permanece como titular da vice-presidência de finanças, cargo que exerceu ao longo de todo o primeiro mandato de Alessandro Barcellos, entre 2021 e 2023, e também no primeiro ano da gestão Marcelo Medeiros, em 2017.
A pasta é responsável por todas as questões financeiras, como gastos, receitas, fluxo de caixa e balanços. Na nova gestão, a vice-presidência também terá a atribuição de criar de um fundo de investimentos.
Secretário-geral: Cauê Vieira, 40 anos (Inove Inter)
É advogado, com pós-graduação em Direito Público. Atua como consultor na área de relacionamento entre empresas e clientes, sendo especialista em atração e retenção de consumidores. No mandato anterior, também acumulava a vice-presidência de Relacionamento Social.
Agora, ficará apenas como Secretário-Geral, que tem como funções auxiliar o Conselho de Gestão na integração com as demais vice-presidências, representar a direção em eventos internos e externos e fazer o pré-atendimento das questões que chegam ao presidente. Além disso, monta a pauta e participa de todas as reuniões do Conselho de Gestão.