O Inter está perto de liberar o goleiro John para o Real Valladolid, da Espanha. Mesmo que desejasse manter o atleta como reserva imediato do uruguaio Sérgio Rochet, a direção colorada decidiu reconhecer os "serviços prestados" do atleta na primeira fase da Copa Libertadores e não colocar obstáculos para a transferência do jogador ao futebol europeu. Faltam poucos detalhes para o negócio ser finalizado.
O atleta de 27 anos pertence ao Santos e está emprestado até dezembro aos colorados. Contudo, quando contratou o arqueiro no início do ano, o clube gaúcho adquiriu 15% dos seus direitos econômicos e, conforme acordado em contrato, teria o poder de vetar a transferência ou exigir uma compensação maior. Porém, isso não irá acontecer.
Por conta do desejo de John de atuar no futebol europeu, a direção colorada decidiu não trancar a carreira de um atleta que ajudou o clube em momentos decisivos e sempre demonstrou dedicação e profissionalismo.
Além disso, pela transação, o Inter receberá R$ 1,5 milhão, mesma quantia paga pelos 15% dos direitos do goleiro em janeiro. Embora o valor não seja muito significativo, o clube irá recuperar todo investimento feito no goleiro no início do ano e ainda permanecerá com 15% dos direitos do jogador para lucrar em uma futura venda.
John deseja deixar o Beira-Rio agora pelo mesmo motivo que quis deixar a Vila Belmiro no início do ano: quer ser titular. Destaque na fase inicial da Libertadores e em vários jogos do Brasileirão, o jogador perdeu espaço a partir da chegada de Rochet, que assumiu a meta colorada desde a chegada do argentino Eduardo Coudet. No Valladolid, o goleiro será titular.
Para que a saída de John do Beira-Rio seja oficializada, faltam apenas alguns detalhes envolvendo o Valladolid e o Santos, que devem ser superados sem maiores dificuldades. Sendo confirmada a negociação, Keiller e Emerson Júnior passarão a disputar a condição de reserva imediato de Rochet.