Negociado pelo Inter em 2019, o lateral-esquerdo Iago é especulado para deixar o Augsburg, da Alemanha. Desta forma, o Colorado poderá lucrar com eventual transferência. Além do mecanismo de solidariedade, o clube tem direito a uma cláusula de plusvalía.
Há quatro temporadas no futebol europeu, o atleta disputou 84 partidas na Alemanha. Foram quatro gols marcados e 12 assistências. No último ano de disputa, finalizado na última semana, o jogador foi titular em apenas 21 duelos. Em algumas ocasiões, ele tem sido utilizado mais avançado.
Iago chegou ao Beira-Rio aos 16 anos e permaneceu até os 22. Logo, pelo cálculo da Fifa, o Inter tem direito a receber 3% de mecanismo de solidariedade em todas as transferências até o final da carreira.
O lateral interessa a outras equipes da Europa e também do futebol brasileiro. Segundo o jornalista Jorge Nicola, ele foi oferecido ao Corinthians. A TNT Sports relata interesse de Flamengo, Atlético-MG, Palmeiras e até mesmo do Colorado na repatriação.
— Vou escolher junto com meu empresário o clube que apresentar o melhor projeto e não me refiro à questão financeira. Tenho o sonho de ser campeão de competições importantes — disse Iago ao TNT Sports.
Outra possibilidade de lucrar ainda mais seria a ativação da cláusula de plusvalía. No acordo com o Augsburg, o Inter acordou o recebimento de 7,5% na valorização do profissional no continente europeu. A primeira transferência foi sacramentada em 7,5 milhões de euros. Logo, somente com uma nova negociação superior ao montante renderia dinheiro aos cofres do Beira-Rio.