A apresentação de Gustavo Campanharo no Inter não foi daquelas comuns. Visivelmente emocionado e com a voz embargada, o volante de 31 anos afirmou estar realizando um sonho de criança. Gaúcho de Caxias do Sul, ele revelou ser torcedor colorado, assim como seus familiares, como o caso do irmão Lucas, que chorava durante a entrevista coletiva.
— É uma grande honra estar aqui. Um sonho de criança que estou realizando. Desde quando eu comecei a jogar futebol, sempre tive como objetivo jogar no Inter. Nas primeiras tratativas, fiquei emocionado. Tentei manter a informação em sigilo. Depois, revelando para meus familiares, foram mais emoções — disse Gustavo Campanharo.
De volta ao país após três temporadas, Campanharo teve de superar série de adversidades enquanto jogador do Kayserispor. Em 2021, o jogador esteve internado em uma UTI em razão da covid-19 e correu risco de vida. Ele já estava afastado dos jogos, pois recuperava-se no Brasil de lesão no joelho. Quando retornou, deixou de ser um meia-armador e passou a ser primeiro volante, posição em que chamou a atenção do Inter e onde pretende ser utilizado por Mano Menezes.
— A covid foi um período de superação e aprendizado. Passei por momentos difíceis, fiquei um tempo no hospital e, durante esse tempo, refleti bastante. Nas situações difíceis a gente se fortalece — disse o novo volante colorado, também explicando a adaptação ao novo posicionamento:
— Quando eu cheguei na Turquia, um treinador me recuou para primeiro volante. A partir daí, aumentei meus números e cresci na carreira. Hoje posso dizer que sou um camisa 5.
Com contrato até 2024, Campanharo vestirá a camisa 17 do Inter. Sua última partida pelo Kayserispor foi em 11 de março, antes da paralisação da Liga Turca na data Fifa. O volante garantiu, porém, que estava treinando regularmente e está pronto para a estrear:
— Vinha treinando e estou com ritmo de jogo. Me sinto bem mentalmente e fisicamente. São apenas dois dias sem treino, em função da viagem. Quando o treinador optar por me colocar, acredito que estou pronto.
Com nome registrado no BID, Campanharo poderá estrear pelo Inter na próxima terça (11), quando o Colorado enfrentará o CSA, pela Copa do Brasil.