O Independiente del Valle voltou a surpreender o continente ao calar o Maracanã e conquistar a Recopa Sul-Americana em cima do poderoso Flamengo, na última terça-feira (28). O clube disputou a competição após ter vencido a Copa Sul-Americana, quando também bateu um gigante continental, o São Paulo, na final. O responsável por comandar a equipe nessas conquistas é Martín Anselmi, um argentino de 37 anos formado em jornalismo e que trabalhou no Inter em 2021.
Martín Anselmi integrava a comissão técnica de Miguel Ángel Ramírez. Ele foi auxiliar no clube equatoriano na conquista de sua primeira Copa Sul-Americana, em 2019. O sucesso naquela campanha que levou o Inter a apostar na contratação do espanhol em 2021.
Curiosamente, Anselmi foi o responsável por comandar o Inter na casamata na estreia e no último jogo de Ramírez no Beira-Rio.. Inicialmente, o espanhol não tinha seu nome no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e teve de acompanhar das arquibancadas a vitória de 4 a 2 sobre o Ypiranga, pelo Gauchão.
Na partida que marcou a demissão de Ramírez, uma eliminação para o Vitória na Copa do Brasil, também teve Anselmi na casamata. Dessa vez, o argentino comandou o time na eliminação no torneio porque o espanhol estava com covid-19.
Nova carreira no Chile
Após a demissão no Inter, Ramírez e Anselmi desfizeram a parceria. O espanhol foi comandar o Charlotte FC, dos Estados Unidos, enquanto o argentino iniciou sua trajetória como treinador no Unión La Calera, do Chile, em fevereiro de 2022.
A passagem de Anselmi pelo Chile foi sem sucesso. Com apenas três vitórias em 15 jogos, ele foi demitido antes de completar três meses no cargo.
Volta para o Equador
A nova oportunidade para o argentino surgiu em maio do ano passado, após o português Renato Paiva, atual técnico do Bahia, deixar o Del Valle para comandar o León, do México. Martin Anselmi herdou uma equipe recém campeã nacional e conseguiu o sucesso internacional.
O Independiente del Valle eliminou Lanús, Deportivo Táchira e Melgar antes de derrotar o São Paulo por 2 a 0 na final da Sul-Americana. O título contra o Flamengo coroou mais uma vez o trabalho de Martín Anselmi. Além das conquitas continentais, o Del Valle ganhou sob o comando do argentino a Copa do Equador, no ano passado, e a Supercopa do Equador, no começo de 2023.
Anselmi é um treinador que não teve a vivência como jogador. Ele é formado em jornalismo esportivo, mas não chegou a exercer a profissão. O argentino iniciou no futebol como analista de desempenho e, antes de chegar ao Equador para iniciar a parceria com Ramírez no Del Valle, integrou a comissão técnica do Independiente-ARG com o treinador Gabriel Milito.