Próximo de estrear na temporada de 2023, o Inter ainda não está com o seu grupo de jogadores completo. Atualmente, são 25 atletas à disposição de Mano Menezes para um ano em que o Colorado irá disputar quatro competições: Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Brasileirão. As últimas duas baixas foram as saídas de Daniel, que vai atuar na MLS, e de David, que está com negociação de empréstimo avançada com o São Paulo.
Com isso, o Inter deve intensificar a sua busca pelos reforços pontuais que busca para completar o grupo. O planejamento da diretoria é contratar de três a quatro jogadores em nível de titularidade. Com isso, a ideia do departamento de futebol colorado é de que, em caso de necessidade de que mais jogadores sejam colocados à disposição da comissão técnica, os atletas formados na base do clube sejam aproveitados.
Ao fim da temporada de 2022, o Inter já tinha em seu elenco quatro atletas formados na base: Thauan Lara, Estevão, Lucas Ramos e Matheus Dias. Sem contar os quatro goleiros (Daniel, Keiller, Anthoni e Emerson Júnior) e o já titular Johnny.
Agora, em 2023, além dos atletas que estavam na última temporada, o departamento de futebol, em conjunto com a comissão técnica, promoveram mais dois jogadores. O zagueiro Felipe Souza e o centroavante Lucca. Ambos devem receber oportunidades durante o Gauchão, já que os reforços do Inter devem chegar até o fim de março.
O objetivo traçado pelo Inter ao término de 2022 era o de manter cerca de 80% de elenco, trazer reforços pontuais, aproveitar ainda mais as categorias de base e de reduzir sua folha salarial. Foram dez saídas: Daniel, Weverton, Roberto, Kaique Rocha, Liziero, Edenilson, Taison, Gustavo Maia, Braian Romero e David, o que representa uma economia mensal na casa dos R$ 3 milhões.